(51) 3388-4686 | contato@clinicakuyven.com.br

Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Lipoaspiração: 7 dicas para um procedimento de sucesso

Blog da Clínica Kuyven

lipoaspiração

O que é lipoaspiração? 

Αpesar de muitas pessoas acharem que é uma cirurgia mais simples, a lipoaspiração dentro das cirurgias plásticas estéticas, é uma das que merecem mais atenção e cuidados.

Ðurante a lipo, o cirurgião plástico faz uma retirada de gordura da paciente, através de sucção, usando cânulas como se fossem seringas grandes para, assim, sugar a gordura de baixo da pele da paciente. Mas o organismo da paciente lida com isso como se ela estivesse sofrendo um traumatismo grande e, por consequência, ele vai ter uma resposta a este procedimento de forma muito intensa. 

Dica 1: hidrate-se e alimente-se bem

Α primeira dica é a hidratação. A paciente precisa beber muito líquido, de preferência de três a quatro litros por dia. Ela pode tomar água mineral, de coco, isotônicos e precisa evitar beber muita água com gás por conta do sódio.

Οutra dica muito importante é se alimentar bem, não adianta o paciente fazer dieta após uma lipoaspiração porque  existem algumas restrições alimentares por conta do pós-operatório (mais especificamente, a cicatrização e a retenção de líquido). 

Ο paciente precisa fazer uma dieta calórica, ou seja, não adianta cortar carboidratos porque o seu metabolismo vai estar muito acelerado, o que significa que seu organismo está pedindo energia.

Ðe acordo com as prescrições passadas pelo médico cirurgião, ou pelo nutricionista, é importante optar por alimentos que sejam anti inflamatórios e que tenham um efeito mais diurético para ajudar a desinchar.

Τambém é indicado comer bastante frutas, legumes e verduras, principalmente as de cor verde escura por conterem muito ferro. Também é importante comer carne, ou proteínas que a substituam. E, voltamos a lembrar: o paciente não deve fazer dieta para emagrecer, e sim para se recuperar de maneira saudável do procedimento. 

Dica 2: evite ficar muito tempo deitado, movimente-se

Οutra dica é evitar ficar muito tempo deitado. Como a limitação de movimento é baixa depois do procedimento, a paciente pode se movimentar com mais facilidade. A principal complicação em pacientes que fazem a lipo é a formação de trombose, ela acontece quando o sangue coagula dentro de uma veia nos membros inferiores.

Ο fator de risco da trombose é que esse coágulo pode se soltar e ir parar em outros órgãos do corpo. Para evitar isso, uma das precauções que podem ser tomadas é que a paciente deambule o mais cedo possível. Dessa forma, ela vai mexer as pernas e bombear o sangue que está parado lá, levando de volta para o seu ritmo normal de circulação. 

Dica 3: é importante fazer as drenagens linfáticas

Α próxima dica é sobre as drenagens linfáticas: muitas vezes, os pacientes que fizeram lipoaspiração ficam com o corpo muito dolorido e acabam fugindo das massagens de drenagens linfáticas. É importante que o paciente tente lidar o melhor possível com a dor e fazer as drenagens o quanto antes, quando o cirurgião autorizar, porque isso vai acelerar a recuperação dela na parte de retenção de líquido.

Α paciente pode tomar um analgésico, receitado pelo cirurgião, 40 minutos antes da drenagem começar para que a dor possa ser aliviada. 

A lipoaspiração precisa ser tratada com respeito e atenção tanto do cirurgião plástico quanto do paciente ao realizar os cuidados do pós-operatório em casa. 

Dica 4: use a cinta e as placas pelo tempo recomendado

Εlas auxiliam muito na recuperação dos edemas, não deixando acumular líquido por fazer uma compressão na região lipoaspirada, e também pela placa deixar reta a região que sofreu o procedimento.

Se o paciente estiver usando apenas a cinta e se sentar, por exemplo, ele pode ficar com aquela região marcada. Mesmo sendo desconfortável, a placa é muito importante por ajudar a paciente a ter um resultado mais satisfatório depois do pós-operatório. 

Dica 5: tira a cinta deitado para evitar tonturas

Ρela cirurgia ser de médio a grande porte,  o paciente pode  sofrer uma queda de pressão e ficar um pouco tonto na hora de retirar a cinta. Antes de tomar o primeiro banho, é importante que o paciente faça isso deitado ou sentado na sua cama até se sentir bem. Se possível, é importante deixar uma cadeira dentro do box para sentar caso precise. Também é importante, nos primeiro dias, contar com o auxílio de alguém durante o banho para evitar que o paciente sofra algum tipo de acidente. 

Dica 6: cuide bem do seu dreno

Caso o paciente esteja com o dreno após a cirurgia, é importante tomar cuidado durante o seu manuseio em casa para não quebrar ou acabar retirando. Este dreno auxilia muito na retirada do excesso de líquido que fica após a lipoaspiração. Se o dreno ficar por seis ou sete dias, ele será mais eficiente do que se for retirado no segundo dia do pós-operatório.

É importante que o paciente siga bem as orientações de como mexer no dreno porque ele vai ajudar no resultado da cirurgia. 

Dica 7: fique em contato com o seu médico

Ðurante todos os períodos que envolvem a lipoaspiração, é importante estar sempre em contato com o seu médico. Desta forma, a avaliação correta para o melhor tratamento será indicada, a recuperação do paciente será saudável e, por consequência, os resultados do procedimento serão satisfatórios. 

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter