(51) 3388-4686 | contato@clinicakuyven.com.br

Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

O que é a Criolipólise?

Blog da Clínica Kuyven

Criolipólise

A Criolipólise é uma técnica que foi desenvolvida em Harvard e é voltada para a eliminação de gordura localizada. Ela chegou ao Brasil em 2011 e a primeira máquina brasileira foi criada no ano seguinte. A Criolipólise consiste em fazer o congelamento da gordura promovendo, então, a destruição da célula sebosa, bem como a sua eventual eliminação através de um processo inflamatório. 

A máquina usada durante o procedimento faz uma sucção das regiões que incomodam a paciente, aplicando frio entre -5° e -15° nestas regiões. E, conforme ela vai retirando o seu calor, esta gordura, que é mais sensível a temperaturas baixas, começa a ser congelada. A célula produtora da gordura começa a sofrer modificações até causar uma disfunção, seguida de sua falência. 

O resultado do tratamento não é imediato, e o paciente precisará aguardar pela melhora da região em que a Criolipólise foi aplicada. A lesão e inflamação dos tecidos trabalhados podem demorar 120 dias para serem curadas, a partir daí o paciente começará a ver os resultados.

Como a técnica de Criolipólise é aplicada?

A Criolipólise é feita em uma sessão que dura em média 50 minutos, e as áreas perdem de 20 a 30 por cento de massa gorda depois de trabalhadas. Primeiro acontece um processo inflamatório com a chegada de células de defesa que vão englobar as células que foram mortas, depois elas vão cuidar da sua degradação a partir de um processo de digestão celular. 

A partir do momento em que a célula de gordura foi trabalhada e destruída, ela vai ser eliminada via circulação linfática e também via urina. Isto não significa que a gordura vai ser eliminada pela urina, mas sim que a sua célula vai ser expulsa pelo organismo da paciente. A gordura em si não é capaz de ser eliminada pela urina, mas o resíduo metabólico do processo inflamatório sim. 

O risco de queimaduras

A queimadura é um risco da aplicação da Criolipólise, mas não necessariamente uma queimadura é um erro. Pode haver uma hipersensibilidade da pele do paciente, assim como também pode haver uma reação daquela pessoa ao tratamento em específico. Mesmo assim, a quantidade de vezes que isto acontece é muito pequena. Quando feita por um profissional mal preparado, existe sim uma maior chance de haver queimaduras  pelo uso de produtos que não condizem com o que deveria ser feito. 

São 3 os fatores para você não ter uma queimadura:

  1. ter uma boa máquina;
  2. ter uma boa manta;
  3. ter uma boa indicação. 
Antes de se submeter a Criolipólise, certifique-se de que o profissional escolhido está apto para atendê-lo.

Cuidados com a Criolipólise

Não adianta o profissional ter a melhor máquina de Criolipólise e trabalhar com uma manta repetidas vezes ou que foi cortada no meio, por exemplo. É muito importante que a manta seja adquirida de um lugar especializado e que seja usada uma única vez, ela é a principal proteção à pele do paciente durante o procedimento. A máquina para realizar a Criolipólise deve estar carregada e com certificado da ANVISA, além de estar com a manutenção em dia. 

A pessoa também precisa ter a indicação do médico para fazer a Criolipólise e, para isso, é necessário que uma avaliação seja feita. Se o tipo de gordura não precisa ser tratada com esta técnica, o profissional vai estar prometendo um falso resultado ao paciente e colocando a sua vida em risco.

Está pensando em recorrer a este tratamento? Marque uma consulta na Clínica Kuyven, somos referência em cirugia plástica em Porto Alegre pela qualidade dos nossos serviços e atendimento. Reunir em um único local o que há de melhor em tratamentos estéticos e cirurgia plástica em Porto Alegre, além de sermos especialistas da área da saúde, esta é a proposta da Clínica Kuyven.

Clique aqui para ler mais conteúdos como este.

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter