(51) 3388-4686 | contato@clinicakuyven.com.br

Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

4 coisas que você precisa saber antes de fazer cirurgia plástica no verão

Blog da Clínica Kuyven

cirurgia plástica no verão

Οs meses mais quentes do ano chegaram e as pacientes começam a se preocupar se podem realizar cirurgia plástica no verão, ou se não devem realizar nesse período. Isso acontece porque muitas pacientes tiram férias nessa época, então é um período muito interessante para realizar a cirurgia plástica. A grande questão deste período é o calor, principalmente porque o nosso clima é tropical. 

Τem duas características que fazem com que precisemos tomar mais cuidado para operar no verão:

Edema depois da cirurgia plástica no verão

ma delas é o próprio Edema, o calor faz com que as pessoas inchem mais no pós-operatório da cirurgia plástica, mas nada que não possa ser controlado quando o paciente tem uma boa organização. O paciente precisa ficar em ambientes mais arejados, evitar a exposição ao sol e ao calor e tentar só sair de casa quando for necessário. Vamos esclarecer aqui que, sim, você pode sair de casa, desde que use a cinta, que faça o deslocamento da maneira mais breve possível e que não seja uma exposição direta ao calor. E, claro, dentro das recomendações do seu cirurgião. 

Exposição da cicatriz cirúrgica ao sol

Ο outro fator deste período está relacionado à exposição da cicatriz cirúrgica ao sol, a recomendação absoluta é que a paciente não pegue sol nos primeiros trinta dias do pós-operatório. Neste período, não pode haver nenhuma exposição ao sol porque a incidência dos raios solares na cicatriz pode provocar uma hiperpigmentação, isto significa que os raios solares acabam deixando-a mais escura quando, na verdade, o certo é ela clarear durante o tempo. 

Equimoses

Τambém é necessário cuidar das manchas roxas que aparecem depois da cirurgia, as equimoses. Pacientes caucasianas tendem a desenvolver, no pós-operatório, roxidão em algumas áreas do corpo. É muito importante que o sol não bata nestas manchas roxas porque o ferro, presente nessas equimoses, podem tatuar a pele.

Exposição ao sol

Se for fazer cirurgia plástica no verão, a recomendação médica é não se expor ao sol e a ambientes muito quentes por pelo menos 30 dias. A partir deste período, vai ser necessário o acompanhamento de cada paciente para que as indicações certas sejam apontadas. Pacientes que tenham as equimoses mais roxas não podem pegar sol elas desaparecerem, e isto pode durar de uma semana a mês e meio.

Α recomendação é que, a partir dos dois meses, a paciente já possa ter alguma exposição ao sol, mas de preferência fora do horário de maior incidência.E, mesmo assim, é muito importante fazer o uso adequado do protetor solar e que ele seja, pelo menos, de fator 50. Depois de passar o filtro na cicatriz, a paciente precisará aguardar um tempo embaixo de um ambiente com sombra para que o produto seja absorvido pela pele. 

Se for fazer cirurgia plástica no verão, siga todas as orientações médicas.

Ο sol direto na cicatriz, aquele que normalmente tomamos quando vamos nos bronzear, precisa ser evitado por, no mínimo, seis meses. Assim, todos os cuidados tidos até o momento para deixar a cicatriz fina e clara não serão perdidos por conta de uma exposição antecipada ao sol. 

Τodo cuidado para a sua cicatriz ficar bonita e saudável, até o final da recuperação pós-operatória, sempre vale a pena. Não existe uma regra para todas as pacientes porque isso depende muito do tipo de pele de cada uma, mas a primeira recomendação fica: até 30 dias depois da sua cirurgia, nem pensar, nada de sol. 

Se você for de um local ao outro e precisar passar por algum raio solar, que seja o mais rápido possível. Depois de dois meses de recuperação, evite a exposição ao sol nos horários de pico e prefira ficar protegida por tendas, barracas ou guardas-sóis. Para voltar a ter o bronzeado do verão, serão necessários pelo menos seis meses de resguardo. 

Se for fazer cirurgia plástica no verão,siga rigorosamente as recomendações do seu médico, não deixe de visitá-lo com frequência para que os resultados possam ser avaliados e, ao sinal de qualquer alteração estranha, busque um atendimento o mais rápido possível. 

Saiba mais sobre conteúdos voltados ao universo das cirurgias plásticas navegando pelo nosso blog. Boa leitura!

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter