(51) 3388-4686 | contato@clinicakuyven.com.br

Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Skincare – uma Rotina de Cuidados Faciais em Casa

Blog da Clínica Kuyven

skincare

A busca por alternativas que garantam um rosto sempre jovem, com a pele saudável, livre das marcas do envelhecimento sempre foi preocupação de todos, especialmente das mulheres. Nesse sentido, recorrer à cirurgia plástica é quase sempre a opção escolhida. Entretanto, o procedimento cirúrgico não será garantia de aparência jovial, caso não sejam tomados alguns cuidados diários com a face. Sendo assim, uma forma de tratamento facial que tem despertado a curiosidade é o Skincare

O termo Skincare, em inglês, significa cuidado (care) com a pele (skin). O mesmo refere-se a uma rotina de cuidados diários, semanais e mensais para garantir a pele do rosto sempre saudável, afinal, este é o local mais exposto aos danos causados por agentes externos.  Entre as causas do envelhecimento precoce da pele estão fatores como os raios UVA e UVB, má alimentação, poluição, cigarro, produtos químicos e radicais livres, por exemplo.

skincare

Qual a Finalidade do Skincare?

A rotina do Skincare tem duas finalidades que dependem da necessidade individual da pele de cada pessoa.

  1. Prevenção e cuidado: o objetivo é manter a pele limpa, hidratada e saudável; os passos da rotina consistem em limpar, tonificar, hidratar e proteger.
  2. Forma de tratamento: a finalidade é tratar os problemas da pele como, por exemplo,  acne, cravos e espinhas, de forma específica.

Sua finalidade, além de melhorar a qualidade da pele, é prevenir o dano solar e o próprio envelhecimento. 

Você quer Saber como Organizar uma Rotina de Skincare?

Antes de iniciar a rotina de cuidados e protocolo de tratamentos , é importante que seja feita uma avaliação minuciosa da pele com um médico dermatologista ou um cirurgião plástico, por exemplo. Estes são especialistas que possuem qualificação para analisar a pele do paciente e indicar os cuidados diários, semanais e mensais a cada caso.

Entretanto, ainda que o ideal seja realizar a consulta médica antes do início da rotina de cuidados com a pele, alguns passos do Skincare são comuns:

Cuidados Diários

  • Limpeza da pele:  este é o cuidado indispensável! Deve-se usar sabonetes próprios para a face, a fim de desobstruir os poros e preparar a pele para os passos seguintes. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é necessário limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade, resíduos de maquiagem e produtos poluentes em geral;
limpeza de pele
  • Hidratação: independentemente do tipo de pele, todas precisam ser bem hidratadas para que mantenham o viço e a proteção da derme. Além disso, uma pele devidamente hidratada evita descamação, ressecamento e envelhecimento precoce; 
  • Uso de protetor solar: pode parecer clichê, mas é importante reforçar o uso do protetor solar diariamente e em qualquer época do ano, estando o tempo nublado ou ensolarado. Para a escolha do protetor solar, deve-se levar em conta o tipo de pele. O fator de proteção mínimo deve ser entre 30 e 50. 

Cuidados Semanais 

  • Esfoliação: etapa responsável pela renovação celular e limpeza mais profunda da cútis; indispensável para quem deseja ter uma pele bonita, com aspecto jovem e saudável, além de muito mais macia. Com a desobstrução dos poros, a superfície da pele fica alisada e livre de pele morta ou seca, pronta para que produtos possam penetrar-lhe mais profundamente;             
  • Máscaras: as máscaras faciais são compostas por fórmulas concentradas de ativos que recuperam a vitalidade do rosto e trazem vários benefícios, como hidratação, ação antienvelhecimento, aumento da luminosidade e detox. No mercado, existem vários tipos de máscaras para atender a necessidades individuais de cada pele: hidratação, renovação celular ou antioleosidade.

Cuidados Mensais

  • Limpeza de pele realizada com esteticista: em geral, a limpeza de pele é feita por esteticista, porém é importante que haja supervisão do médico dermatologista e, além disso, que sejam utilizados bons produtos e  tecnologias seguras e efetivas para limpar profundamente a pele e remover cravos;
tratamento de pele
  • Tratamentos avançados: no caso de haver necessidade de tratamentos que atinjam as camadas mais profundas da pele, após avaliação profissional , pode-se estabelecer um programa em que se utilizem tecnologias como laser, microagulhamento e até peelings mensais, a fim de estimular o colágeno, reduzir manchas, melhorar vasos e promover o rejuvenescimento.

Vou Conseguir Realizar o Skincare no Dia a Dia?

É claro que para conseguir realizar uma rotina de skincare é necessário dedicar um tempo, um espaço no dia a dia para si mesma. Num primeiro momento isso pode parecer impossível com a correria diária que impede, muitas vezes, a realização dos cuidados essenciais à pele durante a manhã. Logo, o melhor momento para se realizar o skincare é à noite, quando normalmente se está mais tranquila, sem as atribulações diárias e então se consegue fazer todos os passos da rotina.

Mulher com o rosto rejuvenescido - skincare

Além disso, à noite é o melhor horário para que se aplique os produtos dermocosméticos com ácidos em sua composição, pois durante o dia, se expostos aos raios solares, são capazes de causar reações adversas na pele. Portanto, a verdade é que, ao estabelecer uma rotina de skincare, se está prevenindo futuros problemas e suavizando as marcas do envelhecimento natural. 

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter