(51) 3388-4686 | contato@clinicakuyven.com.br

Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Você Conhece os Diferentes Tipos de Lipoaspiração?

Blog da Clínica Kuyven

Lipoaspiração

O desejo de ter um corpo belo, com contornos bem definidos, livre das indesejáveis gordurinhas tem sido motivo da busca por procedimentos estéticos há muito tempo. Dentre eles, as cirurgias plásticas continuam ganhando destaque. A questão é que, com o avanço científico e tecnológico na Medicina, os procedimentos estéticos e cirúrgicos são diversos e, por vezes, podem gerar dúvidas aos pacientes.

Lipoaspiração

A Lipoaspiração é um dos exemplos desta evolução na área cirúrgica. Entretanto, as lipos não são todas iguais; há vários tipos e, por isso, é importante conhecê-las e saber para quais casos cada uma é indicada. Entre tantas técnicas, as mais procuradas são: Lipoaspiração Tradicional, Lipoaspiração HD, Lipoescultura, Minilipo e Vibrolipoaspiração.

Lipoaspiração Tradicional 

A Lipoaspiração Tradicional é um tipo de procedimento indicado para a remoção de grandes quantidades de tecido adiposo. É uma técnica que utiliza uma cânula simples, a qual é inserida na região do corpo em que a gordura será lipoaspirada. A anestesia poderá ser local, peridural (da cintura para baixo) ou geral; a escolha vai depender do caso.

Logo após a inserção da cânula, o cirurgião plástico realiza movimentos de vai e vem com o acessório para que a gordura local seja aspirada aos poucos. Depois da cirurgia, o paciente fica com o corpo melhor delineado e pode até perder algum peso. Tal técnica é realizada, especialmente, quando o paciente não consegue eliminar a gordura localizada.

A dor e o desconforto variam conforme a sensibilidade de cada paciente. Comumente, o inchaço e a dor fazem parte da área operada, porém são sintomas facilmente tratados com analgésicos e antibióticos que também ajudam a prevenir infecções. A recuperação total leva em torno de sete meses; entretanto, após quatro meses, já é possível observar os resultados.

Lipoaspiração HD (High-definition liposculpture)

A Lipoaspiração HD, do inglês High Definition que quer dizer “Alta Definição” , remodela o corpo, deixando-o bem definido e atlético, por meio de uma tecnologia chamada ultra-sônica que promove a emulsificação da gordura. Esse procedimento limpa a gordura profunda e retira, superficialmente, a gordura dos locais  onde se deseja deixar o corpo mais marcado. Assim, realça melhor as entradas e curvaturas naturais do corpo.

Lipoaspiração HD

Essa técnica teve origem na Colômbia por meio do Dr. Alfredo Hoyos, Cirurgião Plástico de Bogotá conhecido mundialmente como o criador da Lipoaspiração de Alta Definição (Lipo HD). A mesma chegou ao Brasil em torno de 2015 e popularizou-se, principalmente, no meio atlético, entre aquelas pessoas que procuram melhorar a definição de sua musculatura, além daquela adquirida com exercícios.

No entanto, este tipo de lipoaspiração não objetiva o emagrecimento, a perda de peso. Ela é recomendada para quem está no peso ideal, faz uma alimentação balanceada, pratica atividades físicas  e apresenta boas condições de saúde.

A Lipo HD  diferencia-se da lipoaspiração tradicional porque é menos traumática, ocorre menor sangramento, consegue-se maior retração da pele e melhor definição do contorno corporal. Sendo assim, é um procedimento menos invasivo e com rápida recuperação. 

O procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar. Por retirar menores volumes de gordura do que a lipoaspiração tradicional,  tem menor tempo de duração cirúrgica (entre 1 e 3 horas). Os pacientes podem ter alta no mesmo dia da cirurgia, se estiverem em boas condições clínicas.

Lipoescultura

O termo lipoescultura tem sido usado, popularmente, para denominar a realização em conjunto de lipoaspiração com lipoenxertia (retirar gordura de alguma área corporal e adicionar a outra). Esta é, na verdade, uma das variações da lipoaspiração, a qual objetiva reposicionar o excesso de gordura retirado de locais indesejados em outros locais como glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas.

As semelhanças entre as técnicas é que podem ser associadas a outros procedimentos como mamoplastia e abdominoplastia, por exemplo. Além disso, ambas não são indicadas para promoção do emagrecimento, mas sim para redefinir os contornos do corpo, permitindo uma melhor harmonização da região que se deseja remodelar.

lipoescultura

Nas duas técnicas, o paciente poderá ser submetido à anestesia geral, peridural ou local com sedação, pois os procedimentos duram de 2h a 5h, variando de acordo com o tamanho da região operada. A alta hospitalar, em geral, ocorre no mesmo dia. A recuperação é semelhante à lipo tradicional.

Minilipo

A minilipo costuma ser indicada para tratamento em áreas menores e com pouca gordura. É considerada uma cirurgia de pequeno porte, porque não retira grandes quantidades de gordura.  Por isso, é um procedimento menos doloroso e com rápida recuperação.

Nesta técnica, que é igual à da lipoaspiração tradicional, o cirurgião faz pequenas incisões na pele, por onde introduz cânulas que são mais finas (2mm) do que a de uma lipo tradicional (3mm). Sendo assim, geralmente a anestesia é apenas local. A cirurgia dura entre 40 minutos e uma hora e o paciente não precisa nem mesmo ficar internado.

Vibrolipoaspiração

Segundo a SBCP, vibrolipoaspiração é uma técnica aprimorada de lipoaspiração na qual um dispositivo (elétrico ou mecânico) auxilia o processo de retirada da gordura corporal. O  aparelho gera um movimento de vaivém de cânulas, mais finas do que as da lipo tradicional, e extremamente rápido. O mesmo possibilita a quebra e a remoção da gordura localizada não só por meio das vibrações da cânula, mas também por seus movimentos helicoidais (torcidos), tornando o processo mais rápido e eficaz.

Essa técnica pode ser aplicada em qualquer área do corpo e surgiu como forma de diminuir o esforço necessário do cirurgião plástico em movimentar a cânula durante a cirurgia. Costuma ser indicada aos pacientes que estão no peso ideal ou com um leve sobrepeso, mas que desejam reduzir gordura localizada e acentuar o contorno corporal.

A anestesia e a recuperação costumam ser semelhantes às das técnicas anteriores, dependendo da extensão da cirurgia. Inclusive, a gordura retirada nesse tipo de procedimento pode ser enxertada em outras partes do corpo, assim como na lipoescultura.

Pós- Operatório e suas Recomendações 

Pós-operatório de Lipoaspiração

Independentemente dos tipos de lipoaspirações para remoção de gordura localizada, elas são frequentemente lembradas por seus benefícios, como o aumento da autoestima do paciente. Contudo, para garantir satisfação com os resultados, é imprescindível seguir as recomendações do médico cirurgião. Algumas são:

●     Alimentar-se e hidratar-se adequadamente;

●     Usar malhas compressivas de acordo com a orientação médica;

●     Realizar drenagens linfáticas com profissional experiente em pós-operatório;

●     Retomar a maioria das atividades normais após a primeira semana da cirurgia;

●     Realizar atividades físicas que exijam maior esforço após 2 meses de pós-operatório.

Escolher um cirurgião plástico de referência é essencial para o sucesso do procedimento e diminuição dos riscos. Para isso, considere se o profissional tem experiência na área, boas indicações e, ainda, se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br