(51) 3388-4686 | contato@clinicakuyven.com.br

Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

É Possível Diminuir os Sinais do Envelhecimento da Face?

Blog da Clínica Kuyven

envelhecimento facial

Que a autoestima, indiscutivelmente, está vinculada à realização de procedimentos estéticos não se pode negar. Um dos motivos que contribui para isso é o envelhecimento. Em especial, a partir dos 30 anos, as pessoas os buscam para se sentirem bem consigo mesmas e, também, nos demais setores da vida como, por exemplo, trabalho e relacionamentos. Em outras palavras, ela está diretamente ligada à satisfação pessoal.

envelhecimento facial

Nesse contexto, surgem várias opções de intervenções que podem  amenizar os sinais do envelhecimento, o que é inevitável com o passar do tempo, principalmente na face. Para tanto, existem os procedimentos invasivos ou não invasivos. Dentre eles, o Lifting Facial, capaz de devolver a autoestima ao paciente, incomodado com o que vê no espelho.

O Lifting Facial e o Envelhecimento

O lifting facial é um procedimento estético realizado com o objetivo de diminuir as rugas do rosto e pescoço, além de reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, dando um aspecto mais jovem e bonito ao rosto. Atualmente, pode ser realizado por meio de cirurgia ou não; lifting cirúrgico ou não cirúrgico.

Ritidoplastia – O Lifting Cirúrgico 

O lifting facial cirúrgico, ou ritidoplastia, é uma cirurgia plástica de rejuvenescimento que busca retardar ou suavizar os sinais visíveis de envelhecimento tanto do rosto quanto do pescoço. Sua indicação costuma ser a partir dos 45 anos, quando se acentuam os sinais de envelhecimento. É realizado quando a pessoa deseja corrigir:

  • Rugas profundas, dobras e marcas de expressão;
  • Pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas e pescoço;
  • Rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço com pele caída;
  • Papada e pele frouxa sob a mandíbula.

Após consulta médica, o procedimento escolhido poderá ser o lifting completo ( região frontal e sobrancelhas; região ocular até a mandíbula e região inferior do pescoço), ou então o minilifting ( apenas uma região). Vale destacar que o lifting facial é feito com o objetivo de diminuir os sinais de envelhecimento, apesar de não retardar ou parar o processo de envelhecimento. 

Se a opção for a cirurgia, antes de realizá-la, é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde por meio de exames. Além disso, o cirurgião fará questionamento sobre a presença de doenças, uso de remédios frequentes, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação.

Ritidoplastia

A cirurgia é realizada sob anestesia local com sedação ou geral e em bloco cirúrgico. Sua duração é de quatro a cinco horas. Durante a mesma, são feitos cortes para alinhar os músculos da face e para retirar a pele em excesso, suavizando as marcas do envelhecimento. A sutura costuma ser próxima à linha do cabelo e da orelha, que são linhas menos visíveis caso haja formação da cicatriz.

Por ser um procedimento invasivo, pode ser necessária a internação no hospital ou na clínica por cerca de 3 dias. Em geral, não há necessidade disso, o paciente é liberado após algumas horas na recuperação.

A recuperação é lenta e com algum tipo de desconforto durante a primeira semana. É normal que o rosto fique bastante inchado e com manchas arroxeadas nos primeiros dias após o lifting facial. Estes são sintomas que diminuem gradativamente com o passar dos dias. Para amenizá-los, no pós-operatório, o médico costuma recomendar remédios para dor, aplicar compressas geladas na face, dormir de barriga pra cima com a cabeceira da cama elevada, realizar drenagem linfática após o terceiro dia, entre outros.

Os primeiros resultados costumam aparecer a partir de 15 dias após a realização do lifting facial, porém o aspecto final deverá ser observado após 2 meses da realização do procedimento. ]

Lifting Não Cirúrgico  

Assim como o lifting facial cirúrgico, o não cirúrgico também trata os sinais de envelhecimento da face, porém sem cortes e agulhas, inclusive internações, apenas alguns cuidados em casa. Pode ser considerado relativamente simples, rápido, minimamente invasivo e, sobretudo, seguro.  Por conta disso, não deixa cicatrizes e não demanda tempo de recuperação. O procedimento é feito por meio de tecnologias atuais e avançadas que ativam áreas do rosto obtendo resultados visíveis e satisfatórios.

lifting não cirúrgico

Há uma enorme variedade de opções não cirúrgicas para rejuvenescer a face e eliminar os sinais de envelhecimento que vêm ganhando cada vez mais público. Entre elas pode-se citar: resurfacing, toxina botulínica, ácido hialurônico, enxerto de gordura, lasers, luz pulsada, dermoabrasão, microdermoabrasão, peelings químicos , fios de sustentação, radiofrequência e ultrassons.

O paciente leva em torno de 30 a 45 dias para sentir o rosto menos tensionado, embora ele já consiga visualizar sua face mais rejuvenescida ao sair do consultório. Entretanto, a presença de pequenos hematomas (roxos) são normais e passageiros, podem durar em torno de 21 dias. 

Entre os principais benefícios deste tipo de procedimento pode-se citar:

  • Diminuição ou eliminação de rugas e sulcos;
  • Correção de linhas de expressão;
  • Tratamento da flacidez;
  • Remoção do excesso de pele;
  • Melhoria do tônus facial;
  • Melhor definição do contorno do rosto e do pescoço;
  • Eliminação do bigode chinês;
  • Levantamento das maçãs do rosto;
  • Redução da papada.
lifting não cirúrgico e envelhecimento

É importante destacar que o lifting cirúrgico ou não cirúrgico podem ter seus efeitos potencializados se forem associados. Em outras palavras, eles não se excluem. Entretanto, independente da escolha do procedimento a ser realizado para eliminar os sinais de envelhecimento, é fundamental que os mesmos sejam feitos por profissionais capacitados e que pertençam à SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) .

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter