(51) 3388-4686 | contato@clinicakuyven.com.br

Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Quer Saber Como a Drenagem Linfática Pode Ser sua Aliada?

Blog da Clínica Kuyven

drenagem linfática

Drenagem Linfática é um método de massagem corporal contra edemas (inchaços) que podem ser causados pelo simples acúmulo de líquidos no corpo, característico de uma alimentação desbalanceada e do sedentarismo. Sua função é ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, promovendo melhora estética e fisiológica, consequentemente, produzindo relaxamento e bem-estar.

drenagem linfática

Tal técnica foi desenvolvida pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa em 1932, sendo aprimorado ao longo do tempo e tornando-se cada vez mais popular. A mesma utiliza a massagem manual para intensificar a atividade do sistema linfático. Diferencia-se das demais massagens por agir diretamente sobre o sistema linfático.

No entanto, apesar de eliminar os líquidos que costumam causar inchaços no corpo, a drenagem linfática não ajuda no emagrecimento Ela não elimina gordura, apenas diminui o volume corporal. Esta massagem é realizada através de pequenas pressões com as mãos sobre a pele em direção aos gânglios linfáticos.

Gânglios linfáticos são pequenas glândulas que pertencem ao sistema linfático, que estão espalhados pelo corpo e que são responsáveis por filtrar a linfa, recolhendo vírus, bactérias e outros organismos que podem provocar doenças. Uma vez nos gânglios linfáticos, esses micro-organismos são eliminados pelos linfócitos, que são células de defesa importantes do organismo.

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a drenagem linfática não será indicada nos casos de infecções agudas, flebites e tromboflebites, câncer diagnosticados e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada, e febre.

Tipos de Drenagem

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática manual é realizada sem o uso de qualquer objeto ou aparelho, apenas utilizando a pressão das mãos em movimentos suaves e sem muita pressão sobre a pele.  Esses movimentos levam o excesso de líquidos parado entre os tecidos até os gânglios mais próximos.

drenagem linfática manual

A técnica manual permite uma maior precisão em relação ao tratamento nas áreas inchadas, já que o profissional pode sentir com suas próprias mãos as regiões onde houver nódulos. Nos casos de pós-operatório, costuma ser indicada porque estimula a produção de colágeno e acelera a cicatrização.

Drenagem Linfática Mecânica

Em alguns tratamentos, como nos casos em que há celulite mais profunda, podem ser usados aparelhos para auxiliar a estimulação dos linfonodos superficiais (gânglios linfáticos) de todo o corpo. São utilizados equipamentos específicos de drenagem, os quais devem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente.

drenagem linfática com aparelho

Sua ação sobre os tecidos é mais profunda, o que garante melhor efeito sobre a musculatura e também sobre a camada adiposa (gordura). Essa técnica assemelha-se à manual, inclusive sendo indicada como auxiliar desta. Diferencia-se apenas quanto à execução; por isso para sua realização é imprescindível o aval do especialista.

Este tipo de drenagem é contraindicado em período pós-operatório devido a maior sensibilidade na pele; o aparelho pode acabar prejudicando ou retardando a recuperação.

Principais Benefícios da Drenagem Linfática

Entre os principais benefícios da Drenagem Linfática estão:

• Aumento da oxigenação dos tecidos;

• Eliminação de toxinas e metabólitos;

• Aumento da absorção de nutrientes por meio do trato digestório;

• Melhora das condições de absorção intestinal;

• Diminuição da retenção de líquidos;

• Estimulação do sistema imunológico;

• Alívio da sensação de peso nas pernas;

• Indicada durante a gestação;

• Diminuição edemas;

• Relaxamento e bem-estar.

Qual a Frequência Recomendada para Drenagem?

A regularidade do tratamento varia; ela dependerá da avaliação inicial do terapeuta ou do médico.  Geralmente são feitas de uma a três sessões, que duram entre 30 e 40 minutos, por semana. Entretanto, seus efeitos são notados desde a primeira sessão, uma vez que promove resultados rápidos.

Os pacientes percebem logo a diminuição da retenção de líquidos e, consequentemente, de menor edema. Além disso, a drenagem produz maior sensação de conforto e bem-estar. A continuidade do tratamento, aliada a outros métodos de emagrecimento, como atividade física e dieta, é recomendada para que se obtenha resultados mais eficientes e duradouros.

As Cirurgias Plásticas e os Benefícios da Drenagem Linfática

As pessoas que têm interesse em realizar cirurgia plástica costumam beneficiar-se com a drenagem linfática. Seu método já tem sido muito aplicado no pós-operatório de diferentes cirurgias plásticas como, mamoplastia, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting, entre outras.

Entretanto, o que muitos não sabem é que ela não está indicada apenas para o momento pós-cirúrgico; seus benefícios são significativos, inclusive quando feita no pré-operatório. Isso porque leva a uma melhor recuperação.

Drenagem na Fase Pré- Cirúrgica

A recomendação da drenagem na fase anterior a uma cirurgia plástica é recomendada por especialistas para acelerar a diminuição de líquidos que se acumulam entre as células e os resíduos metabólicos, eliminando-os ao serem levados para os vasos capilares. Seus benefícios incluem melhora da circulação sanguínea, auxílio ao sistema linfático e maior absorção da pele aos produtos que serão usados antes do procedimento.

drenagem linfática pré-cirúrgica

Sua finalidade é a desintoxicação do organismo para melhora da circulação, alívio da tensão e aumento da imunidade, ativando a nutrição da pele e de todo sistema corpóreo. Além disso, proporciona reparo no tecido da região que será submetida à cirurgia e acelera o período de recuperação. Isso sem contar com sua ajuda no alívio da tensão pré-cirúrgica, para relaxar o paciente. 

Drenagem na Fase Pós-Cirúrgica

São inúmeras as vantagens da drenagem linfática manual após a realização de cirurgias plásticas. Entre elas pode-se apontar a redução dos sintomas do pós-operatório, a diminuição da dor, do edema e dos hematomas e a aceleração do processo de cicatrização do tecido. Além de que, os movimentos de drenagem reduzem a retenção de líquidos, bem como previnem e diminuem a formação de cicatrizes, quelóides e retrações.

drenagem linfática pós-cirúrgica

Como se pode perceber, a drenagem linfática é benéfica tanto para quem busca melhora estética, como também para quem pensa na melhora fisiológica e no bem-estar. Entretanto, para que o tratamento atinja o objetivo desejado, é imprescindível que se escolha o profissional com pleno conhecimento do sistema linfático.

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter