Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Abordagens não Invasivas para Tratar as Estrias

Blog da Clínica Kuyven

Jovem de biquíni apresentando estrias na coxa e nádega..

Grandes ou pequenas, roxas ou brancas, as estrias estão na pele de quase todas as mulheres. Muitas buscam tratamento, mas têm medo de encarar procedimentos mais drásticos. Porém, nas últimas décadas, desenvolveram-se diversas técnicas que podem transformar a aparência das estrias e mudar a maneira como você vê o seu corpo.

Crescimento, gravidez, perda ou ganho de peso abrupto, mudanças físicas na adolescência – as estrias têm diversas origens. Este tipo de marca na pele acontece a partir do rompimento das fibras elásticas de colágeno e elastina, que provêm sustentação da camada intermediária da pele. Este rompimento é geralmente causado pelo estiramento súbito da pele.

Elas têm tonalidade vermelha ou arroxeada quando recentes e, após algum tempo, ficam mais esbranquiçadas. Isso acontece porque as estrias são, no seu estágio inicial, pequenas inflamações na pele, que, ao longo da cicatrização, abrandam a cor. Entre as partes do corpo mais afetadas pelas estrias estão a barriga, os glúteos, as coxas e os seios. Além disso, elas são uma constante na jornada feminina – 70% das mulheres apresentam estrias ainda na puberdade. 

Barriga feminina com muitas estrias.

Como tudo na vida, o ideal é sempre prevenir e não remediar. Então, entre os cuidados básicos de prevenção às estrias, indicados pela a Sociedade Brasileira de Dermatologia na regional do Rio de Janeiro, estão a hidratação constante – seja na ingestão de água e na aplicação de dermocosméticos, bem como na prática regular de exercícios físicos e na manutenção de uma alimentação saudável.

É sempre importante lembrar de que as estrias – bem como outras marcas físicas – são parte da vida, principalmente das mulheres, e não tem nada de errado com elas. Também não é pecado apostar na sua melhor versão e buscar tratamento para amenizar as marcas na pele. Abaixo, confira algumas opções não invasivas que podem ajudar com as estrias.

Microdermoabrasão

Aparelhos para microdermoabrasão.

Um procedimento que virou queridinho nos tratamentos dermatológicos é a microdermoabrasão, uma microesfoliação que tem o poder de diminuir manchas e sinais na pele. Este tratamento contém três tipos de peeling – o de diamante, o de cristal e o mecânico. Os dois primeiros oferecem esfoliações de mais curto prazo, enquanto o último, por promover a renovação da pele por meio de uma esfoliação progressiva e controlada com a ação de microcristais, traz melhores resultados para as estrias. Além disso, a microdermoabrasão é uma boa opção pois promove uma renovação da camada córnea da pele, exatamente no rompimento das fibras elásticas.

Laser

Coxa feminina apresentando estrias tratadas a laser.

O laser também propõe um ótimo método não invasivo para tratamentos dermatológicos, bem como no manejo das estrias. Em específico, é utilizado o laser de CO2 nas marcas estiradas, exatamente porque ele estimula a produção de colágeno, renovando a pele. O ideal é que ele seja tanto fracionado quanto pulsado – fracionado porque ele precisa chegar até as camadas mais profundas da pele para estimular a produção de colágeno, o que pode acabar resultando em queimaduras superficiais. A luz pulsada previne este efeito, uma vez que a luz do laser chega de forma gradual – em vários pulsos – até as camadas mais profundas, promovendo o rejuvenescimento e melhorando as estrias.

Dermaroller

O microagulhamento – ou dermaroller – é um método que muitas vezes gera apreensão: como assim mini-agulhinhas vão entrar na minha pele e ajudar na renovação de colágeno? Pois é isso mesmo. Durante o procedimento, é passado um aparelho em rolo com agulhas de 2 a 4 milímetros na região anestesiada, criando assim feridas superficiais, que resultam em melhoras na circulação sanguínea e na produção de colágeno da região, bem como na produção de novas células que cicatrizam as marcas na pele.

Dermaroller para tratar estrias e promover a produção de colágeno.

Cada sessão dura cerca de duas horas e recomenda-se um tratamento continuado durante seis meses para contabilizar melhorias permanentes na aparência das estrias. Mas cuidado: ainda que a oferta de aparelhos na internet seja extensa, sempre procure um profissional especializado para procedimentos de microagulhamento. 

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br