Na busca por uma aparência jovem e saudável, muitas pessoas recorrem a tratamentos estéticos que visam melhorar a qualidade da pele e reduzir os sinais de envelhecimento. Entre esses procedimentos estão os bioremoduladores e os bioestimuladores de colágeno.
Ambos tratamentos desempenham papéis distintos, mas têm o mesmo objetivo de restaurar a vitalidade e a firmeza da pele. Os procedimentos mais conhecidos de cada categoria são o Prophilo e o PDRN, como bioremoduladores, e o Radiesse e o Sculptra como bioestimuladores de colágeno.
O que São os Bioremoduladores Prophilo e PDRN?
Os bioremoduladores são formulados para rejuvenescer a derme e restaurar sua hidratação e elasticidade. Eles trabalham por meio da estimulação das células da pele para produzirem mais colágeno e ácido hialurônico, substâncias essenciais para a saúde e juventude da mesma. O Prophilo e o PDRN são os procedimentos que costumam ser recomendados pelos médicos.
Prophilo
O Prophilo é um bioremodulador à base de ácido hialurônico natural. Este, sem agentes químicos, quando aplicado na pele, atua muito além de um preenchedor ou volumizador, ele estimula a regeneração dos tecidos promovendo sustentação e elasticidade.
Costuma ser injetado na derme em pontos estratégicos, onde é rapidamente absorvido. Age como um hidratante profundo, fornecendo uma hidratação duradoura. Além disso, estimula a produção de colágeno e elastina, melhorando a firmeza e a elasticidade da mesma. Sua indicação é recomendada para tratar a pele seca, flácida e envelhecida, bem como para melhorar a sua textura geral.
PDRN
O PDRN (Polinucleotídeo Desoxirribonucleico) é um bioremodulador que consiste em fragmentos de DNA. Ele tem poderosas propriedades regenerativas. Na pele, é capaz de acelerar a cicatrização de feridas, além de promover rejuvenescimento ao estimular a proliferação de fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico.
Ele é administrado por meio de injeções intradérmicas. Entre suas funções estão estimular a reparação e regeneração da pele, promover a cicatrização de feridas e renovar as células. Além do mais, ajuda a melhorar a textura da derme, minimizar poros dilatados e reduzir rugas e linhas finas. Também pode ser usado para tratar condições dermatológicas como acne e cicatrizes.
Como os Bioestimuladores de Colágeno Radiesse e Sculptra Agem na Pele?
Entre os diversos tratamentos para o rejuvenescimento estão os bioestimuladores de colágeno. Já bastante conhecidos por quem deseja jovialidade, estes são projetados para estimular a produção natural de colágeno pelo organismo, resultando em uma pele mais firme, volumosa e rejuvenescida. Nesta categoria de procedimentos temos o Radiesse e o Sculptra.
Radiesse
Radiesse é um bioestimulador de colágeno composto de hidroxiapatita de cálcio, um mineral encontrado naturalmente nos ossos. O mesmo é injetado nas camadas profundas da pele para preencher rugas e sulcos, restaurar o volume facial e melhorar a definição dos contornos. Além de fornecer resultados imediatos, este procedimento estimula a produção de colágeno ao longo do tempo, prolongando os benefícios do tratamento.
Sculptra
Sculptra é um bioestimulador de colágeno à base de ácido polilático. Este é injetado profundamente na pele para estimular a produção de colágeno, restaurando o volume facial e suavizando rugas e dobras. Os resultados do procedimento são progressivos e podem levar várias semanas para se tornarem visíveis. Costuma ser especialmente eficaz para o tratamento de áreas volumosas, como bochechas e sulcos nasogenianos.
Portanto, embora tanto os bioremoduladores quanto os bioestimuladores de colágeno tenham como objetivo rejuvenescer a pele, suas abordagens e composições são distintas. Enquanto os primeiros, como Prophilo e PDRN, trabalham principalmente para hidratar a pele e estimular a produção de colágeno e elastina, os segundos, como Radiesse e Sculptra, focam na indução da produção de colágeno para restaurar o volume e a firmeza da pele.
Entretanto, a escolha entre esses tratamentos irá depender das necessidades individuais de cada paciente, da condição da pele e das metas estéticas desejadas. Para tanto, é essencial consultar um dermatologista ou cirurgião plástico qualificado para avaliar as opções disponíveis e determinar qual dos procedimentos é o mais adequado para alcançar os resultados desejados pelo paciente.
Carlos Kuyven – Referência em Cirurgia Plástica em Porto Alegre
Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário para que possamos seguir compartilhando informações de qualidade e que vão te ajudar a saber quando é a hora certa de marcar a sua cirurgia plástica. Entre em contato com a Clínica Dr. Carlos Kuyven e vamos conversar sobre realizar um procedimento estético. Somos referência em Cirurgia Plástica na grande Porto Alegre.