Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Os Sinais do Envelhecimento Facial Estão te Incomodando? 

Blog da Clínica Kuyven

Jovem loira com marcação dos locais onde aparecem os primeiros sinais do envelhecimento: as rugas.

Entre os sinais do envelhecimento que mais incomodam, certamente estão as rugas faciais. Entender que elas são uma parte natural do processo, ao longo dos anos, não é fácil para a grande maioria das pessoas. Essas linhas e dobras na pele tornam-se uma preocupação estética significativa, podendo afetar a sua autoestima e confiança. Por isso, a busca por tratamentos para minimizá-las ou eliminá-las tem sido constante.

No entanto, graças à evolução dos tratamentos estéticos que vem acontecendo a um bom tempo, hoje contamos com procedimentos eficazes, seguros, rápidos e, em sua grande maioria, não invasivos.  Entre eles podemos destacar os microagulhamentos, os peelings, a luz pulsada, os preenchimentos, o botox, etc. 

Os Primeiros Sinais do Envelhecimento: as Rugas Faciais!

Como falar dos primeiros sinais do envelhecimento sem saber, realmente, o que são as rugas faciais e quais as suas causas? Porém, ainda que se tenha um conceito mais generalizante sobre elas, é preciso entender que cada indivíduo é único, o que significa que para uns elas aparecem mais cedo ou mais acentuadas do que para outros. Isso tem a ver com uma série de fatores, como, por exemplo, a genética ou o excesso de exposição ao sol.

Rugas faciais são linhas, sulcos e dobras que se desenvolvem na pele à medida que envelhecemos. Elas podem aparecer em várias regiões do rosto, incluindo testa, ao redor dos olhos (“pés de galinha”), ao redor da boca, no pescoço, além de também se apresentarem de maneira mais profunda, como a marca nasolabial (“bigode chinês”) e a nasogeniana ( linhas de “marionete”).  

Por que as Rugas Surgem?

Jovem morena, olhando-se no espelho, chateada pelo aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento: as rugas.

Não apenas o envelhecimento natural da pele é o causador das rugas. Isso deve-se não só aos processos naturais e internos do corpo, mas também a fatores externos. Entre as causas podemos citar: genética, poluição ambiental, exposição excessiva ao sol, tabagismo e falta de hidratação adequada. 

Por volta dos 25 anos de idade, os sinais do envelhecimento geral da pele começam a ficar visíveis. À medida que o tempo passa, as substâncias que mantêm a firmeza e suavidade da derme – o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico – começam a diminuir.  Numa pele jovem, por exemplo, há colágeno e elastina em abundância, fazendo com o seu aspecto seja uniforme e firme.  

Já quando entramos na fase da maturidade, especialmente depois dos 30 anos, o processo de envelhecimento interno, que é predeterminado por nossos genes, juntamente ao estresse oxidativo causado por fatores externos, como a exposição à luz solar e à poluição, entre outros, começam a afetar a aparência da pele, fazendo com que surjam as rugas. Junta-se a isso a perda de gordura subcutânea, a qual lhe dá suporte, que também diminui prejudicando a harmonia do rosto. 

Outro fator fundamental para o surgimento das rugas é o declínio do ácido hialurônico.  Esta é a substância que dá à pele uma aparência jovem e lisa. Sua redução faz com que a estrutura cutânea perca firmeza e elasticidade, tornando-se mais suscetível ao enrugamento. 

Entre os fatores externos que mais contribuem para o aparecimento dos primeiros sinais, não podemos deixar de destacar, estão os danos causados pelo sol e pela gesticulação e movimentos repetitivos. A exposição prolongada e repetida aos raios solares ultravioleta pode danificar as fibras de colágeno e elastina da pele, acelerando o aparecimento de rugas e linhas finas. As expressões faciais repetitivas, como franzir a testa ou sorrir, podem causar vincos e sulcos na pele. 

Possíveis Tratamentos para Rugas Faciais 

Terapias a Laser e Luz Pulsada

Tais tratamentos utilizam energia de luz para estimular a produção de colágeno e melhorar a textura da pele, reduzindo a aparência de rugas. 

Microagulhamento 

O microagulhamento é um tratamento estético que utiliza micro-agulhas muito finas para estimular a formação de novas fibras de colágeno, eliminando rugas e diminuindo a flacidez da pele do rosto. 

Esse tipo de procedimento, conhecido como indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), pode ser realizado com um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen. Para a redução do desconforto, antes de iniciar a aplicação, é aplicada uma pomada anestésica.

Preenchedores Dérmicos

Os preenchedores dérmicos são indicados para preencher as áreas com rugas e vincos mais profundos. Embora existam outras substâncias, o ácido hialurônico é comumente utilizado nesse tipo de tratamento com o objetivo de restaurar volume e suavizar a pele.

Toxina Botulínica (Botox)

A toxina botulínica, ou botox, é injetada nos músculos faciais a fim de bloquear os sinais nervosos responsáveis pelas contrações musculares, ainda que de forma temporária. Dessa maneira, há uma redução na aparência de rugas dinâmicas, aquelas que se formam devido à gesticulação facial repetitiva.

Jovem morena recebendo aplicação de botox na glabela.

Peelings Químicos 

Esses procedimentos envolvem a aplicação de uma solução química na pele. Assim, remove-se a camada externa, danificada, e promove-se o surgimento de uma pele mais jovem e saudável. Além dos peelings químicos, existem outros que podem ser feitos. Um profissional qualificado e experiente indicará a melhor opção.

Cremes e Loções Anti-Rugas

Além de todos os tratamentos citados existem diversos cremes e loções disponíveis no mercado que contêm ingredientes como retinol, ácido hialurônico e antioxidantes. Tais produtos ajudam a hidratar a pele e estimular a produção de colágeno, reduzindo a aparência das rugas finas.

Como prevenir a Formação de Rugas? 

Jovem de olhos claros aplicando protetor solar como forma de prevenção das rugas.

Embora não possamos conter os sinais do envelhecimento da pele, bem como o surgimento de rugas faciais, é possível retardar esse processo com atitudes simples no dia a dia. Usar protetor solar diariamente, evitar o tabagismo, manter uma dieta saudável rica em antioxidantes e hidratar a pele adequadamente são alguns hábitos que contribuem para preservar uma pele mais jovem e saudável por mais tempo. E, claro, consultar um especialista é imprescindível! Ele saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br