Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Verão chegando! Vontade de dar uma “repaginada” no olhar?

Blog da Clínica Kuyven

blefaroplastia verão

A passagem do tempo não perdoa. Os sinais de envelhecimento e o cansaço se tornam mais visíveis, especialmente na face. A flacidez, o excesso de pele das pálpebras superiores, as rugas e bolsas de gordura das pálpebras inferiores, bem como a queda das sobrancelhas são muito comuns e imprimem um ar triste e cansado ao olhar. Estes são os maiores incômodos que atingem  homens e mulheres, independente da faixa etária. Para recuperar a beleza, a jovialidade e a funcionalidade das pálpebras, é cada vez mais comum recorrer à  Blefaroplastia.  

blefaroplastia verão

“Posso fazer blefaroplastia no verão?” Esta é uma dúvida bastante comum de quem pretende realizar qualquer tipo de procedimento nesta estação. Embora as estações com temperaturas mais amenas sejam as mais procuradas para realizar procedimentos cirúrgicos, principalmente em razão dos efeitos que as altas temperaturas podem provocar no pós-operatório, é possível fazer cirurgia plástica no verão com resultados bem-sucedidos, desde que sejam tomados alguns cuidados em relação ao sol e ao calor.

O que é blefaroplastia?  

Sabe-se que a pele das pálpebras é a mais fina de todo o corpo humano. Em razão disso, é preciso cuidado redobrado para proteger a região, especialmente dos raios solares. No verão, essa precaução é ainda mais importante, pois o sol, mais especificamente com seus raios UVA e UVB, é o principal fator de risco para o envelhecimento, inclusive das pálpebras.

No entanto, esta estação não é empecilho para quem sente a necessidade de corrigir as pálpebras, tanto na parte superior dos olhos quanto na inferior. Neste caso, a Blefaroplastia é a solução ideal; cirurgia plástica que visa reparar a estética e funcionalidade das pálpebras ao retirar o excesso de pele e as bolsas de gordura ao redor dos olhos, garantindo uma aparência rejuvenescida e um olhar mais atraente.   

blefaroplastia

Embora sua realização seja mais comum em pessoas a partir de 40 anos, por motivos estéticos, ela também pode ser feita em pacientes mais jovens, desde que seja diagnosticada a necessidade real. A cirurgia plástica pode ser adotada por razões funcionais,como nos casos em que a visão fica comprometida devido à queda da pálpebra sobre os olhos, ou para a remoção de xantelasmas – as pequenas bolinhas de colesterol que se formam na região dos olhos. 

Principais benefícios da Blefaroplastia

A cirurgia de Blefaroplastia pode proporcionar diversos benefícios aos pacientes. Dentre eles temos:

  • Melhora da aparência visual;
  • Redução de rugas;
  • Eliminação do cansaço e da tristeza do olhar;
  • Diminuição das bolsas de gordura dos olhos;
  • Aumento da autoestima;
  • Rejuvenescimento e suavidade à pele;
  • Minimização das olheiras;
  • Resultados mais duradouros.  
blefaroplastia

Quais são as principais vantagens de realizar cirurgia plástica no verão

Ter disponibilidade de tempo: as agendas de equipes médicas e cirurgiões estão mais flexíveis neste período, permitindo a escolha da melhor data para realizar a sua cirurgia plástica, conciliando-a aos seus compromissos.

Usar férias: como o pós-operatório requer tranquilidade e repouso, entre outros cuidados, realizá-la no período de férias, ou próximo a elas, garantirá melhor recuperação. Não ter compromissos de rotina, como o trabalho, por exemplo, neste período, é uma excelente vantagem. Sobretudo, realizar uma cirurgia plástica durante as suas férias de verão é ideal para você relaxar. 

Garantir boa recuperação: independente do clima, um corpo saudável recupera-se perfeitamente após uma cirurgia plástica desde de que sejam seguidas todas as recomendações do cirurgião plástico. Se a preocupação é o desconforto do calor no verão, ele pode tornar-se  inexistente simplesmente com o uso de ventiladores ou de ar condicionado.

Quem realiza cirurgia plástica no verão precisa estar atento a alguns cuidados.

Após qualquer tipo de procedimento cirúrgico deve-se evitar a exposição direta sem proteção das áreas envolvidas; para quem fez blefaroplastia não é diferente. A radiação ultravioleta induz a pigmentação de cicatrizes, por isto o paciente deve se abster do sol, geralmente, pelo período de dois a três meses.

Além disso, é sabido que a proteção solar adequada traz bastantes benefícios. Entre eles, o de retardar o processo de envelhecimento cutâneo, mantendo o aspecto da pele mais jovem e saudável.

Tipos de cirurgia na blefaroplastia 

Cirurgia tradicional:  é feito um corte na pálpebra superior, com  incisões no côncavo, acompanhando a dobra das pálpebras. Na pálpebra inferior, o corte é feito próximo à implantação dos cílios, acompanhando o traço natural do olho. As cicatrizes são discretas, praticamente imperceptíveis. 

cirurgia de blefaroplastia

A cirurgia a laser é semelhante à cirurgia convencional, porém é utilizado o laser CO2 para cortar a pele e cauterizar os vasos. Esta ferramenta reduz o sangramento e os hematomas, ameniza o inchaço no pós-operatório. O diferencial do laser é que ele permite uma cicatriz quase imperceptível pelo fato do procedimento ser menos invasivo.  

Os resultados já podem ser percebidos logo após o oitavo dia da realização do procedimento. Entretanto, nas duas ou três semanas subsequentes, percebe-se melhora significativa. Na maioria dos casos, o resultado final se dá após o terceiro mês. 

Quais os cuidados com os olhos após a blefaroplastia? 

Os cuidados, em geral, não diferem dos de outras cirurgias plásticas. No entanto, é comum que a região das pálpebras sofra com edemas e tenha uma coloração arroxeada após a blefaroplastia em razão de a pele ser muito fina e cheia de veias. 

Algumas dicas para amenizar estes efeitos são : 

  • Fazer compressas frias nas primeiras 24/48 horas para amenizar o inchaço; 
  • Dormir com a cabeça elevada por 15 dias;
  • Evitar massagear, coçar ou fazer qualquer manipulação do local;
  • Lavar os cabelos dois dias após a cirurgia, evitando água quente sobre as incisões;
  • Não fazer esforço físico, pelo menos nos primeiros 5 dias;
  • Usar maquiagem na região dos olhos, somente dez dias após a cirurgia, desde que seja de fácil remoção;
  • Evitar a exposição solar nessa região por pelo menos 30 dias, usar filtro solar e óculos escuros para garantir uma boa cicatrização.  
verão

Se estiver pensando em realizar um procedimento estético entre a primavera e o verão, entre em contato com a Clínica Kuyven! Somos referência em Cirurgia Plástica na grande Porto Alegre e teremos prazer em te ajudar a realizar este desejo.  

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br