Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Os Benefícios do Colágeno para o Rejuvenescimento

Blog da Clínica Kuyven

Colágeno e seus benefícios

Amenizar os sinais do envelhecimento é um desejo antigo dos indivíduos . Tanto mulheres quanto homens, aos primeiros vestígios da passagem  do tempo, começam a buscar soluções que consigam conter ou, ao menos, suavizar tais marcas. Todos querem garantir um aspecto mais jovial . Para isso, diversos tratamentos podem ser realizados, entre eles os que estimulam a produção de colágeno têm ganhado destaque.

O colágeno é um grande aliado da jovialidade e beleza da pele, mas também é fundamental para a saúde do corpo. É uma proteína produzida de forma natural pelas células do corpo. Atua garantindo firmeza e hidratação da pele , prevenindo ou adiando rugas e flacidez. Além disso, também é responsável por prevenir o aparecimento de estrias e preservar a saúde do cabelo e das unhas. Sua diminuição é uma das principais causas do envelhecimento; o colágeno representa 70% de toda a proteína da pele.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos de idade o corpo começa a diminuir sua produção e traz, como consequência, o aparecimento da flacidez, das rugas e das linhas de expressão. Após os 50 anos, a queda do colágeno passa a ser mais acentuada, intensificando os efeitos negativos causados por sua carência, como as alterações significativas no contorno da face.

Principais Benefícios do Colágeno para a Beleza

colágeno e o conceito de rejuvenescimento
  • Age como prevenção contra o aparecimento de rugas e marcas de expressão : o colágeno é responsável por promover o fortalecimento e o aumento de elasticidade da pele, assim como por garantir a hidratação da pele. Assim, atua como agente de prevenção e redução do surgimento das rugas e linhas de expressão, retardando não só o envelhecimento precoce da pele como também o seu ressecamento.
  • Proporciona mais saúde ao cabelo e às unhas: o colágeno beneficia a saúde do cabelo, atuando em seu crescimento e elasticidade e também das unhas, promovendo sua resistência e fortalecimento.

Como Repor o Colágeno que se Perde com o Passar dos Anos?

A flacidez da pele é um processo natural do organismo que surge em razão do avanço do tempo. Entretanto, uma série de outros fatores também podem ser a causa disso, como maus hábitos alimentares e ausência de exercícios físicos, por exemplo.

Processo de envelhecimento

Apesar dessa queda na produção de colágeno durante o passar dos anos, é possível prevenir a flacidez da pele com algumas atitudes mais saudáveis: ingerir bastante água, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada, evitar o fumo e o álcool. 

Entre as formas de repor essa perda natural, destaca-se a ingestão de alguns alimentos ricos em colágeno. Os principais  são:

  • Carne vermelha:  é rica em colágeno, principalmente os ossos, como o mocotó, as cartilagens na carne bovina, e a pele e os ossos no porco;
  • Frango: neste tipo de alimento, a quantidade de colágeno varia de acordo com a idade do frango: quanto mais velho, maior a quantidade que é encontrada na cartilagem e nos ossos, especialmente os pés de frango que são ricos nessa proteína;
  • Peixes: o colágeno é encontrado em todos os tipos de peixes (água doce e salgada), principalmente na pele, nas espinhas e nas cartilagens. Também pode ser encontrado em outros animais marinhos que não possuam ossos e espinhas, como as lulas;
  • Gelatina: esta é uma proteína produzida a partir dos ossos e das cartilagens de boi, porco, peixes e frango. Possui grandes quantidades de proteína, água e minerais, incluindo cálcio, além disso é muito baixa em gordura.
alimentos ricos em colágeno

Além desses alimentos citados como fonte de colágeno, também é fundamental consumir outros que sejam ricos em vitamina C, selênio, zinco e o silício. Tais nutrientes ajudam na produção e absorção do colágeno, produzindo melhores resultados. Nesse grupo encontram-se:

  • Alimentos ricos em vitamina C: abacaxi, laranja, limão, goiaba, mamão, caju, kiwi, tangerina, frutos vermelhos (morango, cereja e outros), pimentão cru, agrião, salsa e tomate fresco;
  • Alimentos ricos em selênio: peixes, camarão, feijão preto, farinha de trigo integral, castanha do Pará, gema de ovo e fígado;
  • Alimentos ricos em zinco: clara de ovo, frango, ostras, nozes, mariscos, carnes vermelhas, fígado e miúdos;
  • Alimentos fonte de silício: aveia, arroz integral, nozes, mexilhões e alga marinha.

O Cirurgião Plástico Pode Auxiliar nesse Processo de Rejuvenescimento?

O cirurgião plástico poderá indicar procedimentos estéticos que possam corrigir a flacidez já existente, ou ainda, recomendar possíveis suplementos que possam auxiliar na manutenção da elasticidade e saúde da pele.

Ainda que existam procedimentos estéticos capazes de reduzir as marcas de envelhecimento já presentes na pele, o tratamento precoce e preventivo poderá fazer com que técnicas mais invasivas não sejam necessárias. Exemplo disso são três procedimentos que podem ser realizados desde cedo:

👉 Aplicação de Botox: possui efeito preventivo para evitar o surgimento de rugas e linhas de expressão profundas;

👉 Derma Roller:  técnica de microagulhamento que estimula a produção de colágeno na pele, evitando o aumento de flacidez e a presença de rugas;

👉 Pellings: além de melhorar a textura da pele, é capaz de diminuir as rugas de linhas finas e também auxiliar na produção de colágeno.

Entretanto, se for necessário, poderá ser indicado o uso de suplemento de colágeno. Em geral, a suplementação é iniciada a partir dos 30 anos e torna-se essencial a partir dos 50 anos. O colágeno hidrolisado, nesse caso, é o mais eficiente para manter a firmeza da pele, pois em uma pequena porção há uma grande concentração dessa proteína. Sua principal função estética reside em promover a elasticidade e a sustentação da pele, reduzindo flacidez e rugas.

Os sinais indicativos da necessidade de suplementos são: diminuição da espessura dos fios de cabelo, aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele, surgimento de rugas e de linhas de expressão, aparecimento de estrias, pele fina e desidratada.

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br