Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Abdominoplastia Circunferencial – Você já Ouviu Falar sobre este Procedimento?

Blog da Clínica Kuyven

Abdominoplastia circunferencial após bariátrica

Afinal, o que é Abdominoplastia Circunferencial? Não é incomum que as pessoas submetidas à cirurgia bariátrica ou de redução de peso, que tiveram perda substancial de gordura, fiquem com a pele e os tecidos flácidos. Isso acaba gerando um certo desconforto, afinal, a imagem refletida no espelho não é a que se espera. Nesse caso, recorrer à cirurgia plástica para corrigir os excessos de pele, gordura e flacidez para melhorar o contorno corporal é a alternativa mais viável, especialmente para quem já passou dos 45 anos.

A partir dos 40 anos, vamos perdendo a elasticidade natural da pele devido à queda de colágeno no organismo. Por isso, nem sempre fazer uma dieta balanceada e atividades físicas trazem resultado após a realização de uma cirurgia bariátrica. A pele, devido ao processo de envelhecimento, perde a sustentação. É comum que os braços fiquem flácidos, as mamas caídas, o abdômen com pregas, além de os glúteos, a virilha e as coxas apresentarem flacidez excessiva.

Nesses casos, para os pacientes que apresentam excessos de pele com gordura em toda circunferência abdominal, a abdominoplastia circunferencial , também conhecida como abdominoplastia 360 graus ou inferior body lifting, é a solução cirúrgica mais eficaz do que a abdominoplastia convencional.

Mas como se Diferenciam a Abdominoplastia Circunferencial e a Convencional?

A abdominoplastia convencional é indicada para os pacientes que apresentam muita flacidez e excesso de gordura, especialmente na região do abdômen e dos quadris. Neste procedimento é feito um corte na área abdominal, em volta dos quadris, para serem retirados todos excessos e construído um novo umbigo. Muitas vezes o procedimento está associado à lipoaspiração, a fim de melhor definir o contorno corporal.

Abdominoplastia Circunferencial

Já na abdominoplastia circunferencial, apesar de muito semelhante à clássica,  a incisão e as cicatrizes são bem mais extensas, pois tem abrangência não apenas da região do abdômen, mas também trata o dorso, os flancos, os glúteos e o púbis. Ela é indicada quando há uma grande flacidez dos tecidos, decorrente da perda acentuada de peso, como acontece na pós-bariátrica, por exemplo, O objetivo é remover todo excesso possível de pele flácida e de gordura existentes nesta região. Assim como na clássica, pode ser associada ao procedimento a lipoaspiração em algumas regiões, para melhor definir o contorno corporal.

 Tipos de Abdominoplastia Circunferencial

A abdominoplastia circunferencial pode ser simples ou composta. Para a primeira,a incisão é feita de modo transversal, estende-se do abdômen ao dorso, até a projeção da coluna. Para a segunda, embora a incisão seja semelhante à simples, está associada a outra longitudinal. Trata-se de uma associação da técnica circunferencial com a âncora. Indicada em casos de maior flacidez. Entretanto, a  sua indicação é para os pacientes que tenham completado pelo menos um ano de cirurgia e estejam com o peso estável há pelo menos 3 meses.  A cirurgia costuma levar de 3 a 4 horas e o paciente fica internado por cerca de 24 a 48 horas.

Como é o Pós-Operatório nesta Cirurgia? 

Após a abdominoplastia circunferencial pode ser que haja dor leve ou moderada que é controlada com medicações indicadas pelo cirurgião. Além disso, em alguns casos, há o uso do dreno por alguns dias. A recomendação maior é a de que a higiene na troca de curativos seja feita com muito cuidado e atenção.

O paciente sai do hospital com uma malha elástica que precisa ser usada por, no mínimo, 45 dias. Outra recomendação importante é dormir de barriga para cima por 2 a 4 semanas e andar curvada, especialmente nos primeiros 10 dias ou conforme recomendação médica. Costuma-se indicar a drenagem linfática posterior para uma recuperação mais rápida e tranquila.

Mulher com corpo bonito após abdominoplastia

Importante, também, que o paciente realize caminhadas leves desde a alta hospitalar. No entanto, os exercícios físicos mais intensos serão liberados somente após 8 semanas da cirurgia.

Deve-se lembrar de que uma alimentação equilibrada, bem como a ingestão frequente de líquidos garantem que se tenha um pós-operatório mais positivo e saudável. O resultado  final  se dará com 6 meses. 

Por fim, vale destacar que a cirurgia de abdômen é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Entretanto, quando ela é realizada após uma intervenção anterior como a bariátrica, por exemplo, o cuidado do paciente é fundamental para que tudo saia conforme o esperado. Para isso, também é importante que a equipe escolhida seja formada por profissionais experientes e regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina.

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br