A busca por procedimentos minimamente invasivos e com rápida recuperação levou ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Renuvion e Morpheus8 são dois nomes que se destacam nesse cenário, mas atuam com princípios, indicações e resultados bastante distintos.
Entender essas diferenças é fundamental para definir qual tecnologia é a mais indicada para cada objetivo estético. Sendo assim, este artigo pretende esclarecê-las para que você possa realizar o procedimento mais adequado ao seu caso.
1.Renuvion e Morpheus: Princípio Tecnológico e Mecanismo de Ação dos Dois Procedimentos.
Esta é a diferença mais fundamental entre os dois dispositivos: Renuvion e Morpheus8.
Renuvion ( ou J-Plasma): combina energia de radiofrequência (RF) com gás hélio ionizado (plasma frio). A cânula do aparelho emite o plasma, que é aquecido pela RF a uma temperatura controlada. O grande diferencial é a capacidade de aplicar calor extremamente preciso e localizado em temperaturas mais baixas do que a RF convencional.
Seu efeito principal é a contração imediata e intensa do colágeno existente. O calor do plasma atinge as camadas mais profundas da derme e até o tecido subcutâneo, causando um efeito de “encolhimento” ou “tightening” tecidual muito potente. Pode ser usado de forma subdérmica (abaixo da pele) em procedimentos como a lipoaspiração, para contrair a pele que ficou flácida.

Morpheus8: é um dispositivo de microagulhamento fracionado com radiofrequência (RF). Ele utiliza uma matriz de microagulhas ultrafinas que penetram na pele, entregando energia de RF diretamente nas camadas profundas da derme e até no tecido subcutâneo (graças à sua capacidade de ajuste de profundidade – de 0,5 mm a 8 mm). Seu mecanismo de ação é duplo:
- Injúria Mecânica Controlada: as microagulhas do Morpheus8 criam microcanais, estimulando a resposta natural de cicatrização.
- Estímulo Térmico Fracionado: a RF liberada na ponta das agulhas aquece o tecido de forma precisa, provocando um estímulo neocolagênese (produção de novo colágeno), elastina e ácido hialurônico ao longo do tempo.
Em resumo, o Renuvion age predominantemente por contração térmica imediata do tecido. Já o Morpheus8 age por estimulação térmica e mecânica para remodelação e regeneração tecidual ao longo das semanas seguintes.
2. Indicações Principais e Resultados Esperados
Devido aos mecanismos diferentes, as aplicações de Renuvion e Morpheus também divergem.
Renuvion (J-Plasma):
- Principal Indicação: “Tightening” ou retração cutânea significativa, especialmente para pele flácida de grau leve a moderado. O Renuvion é muito utilizado em conjunto com a lipoaspiração (lipoaspiração com contração de pele) em áreas como abdômen, braços, coxas e pescoço.
- Foco: melhora significativa da flacidez e do contorno corporal. O resultado de contração é mais imediato e visível, embora também continue a evoluir nos meses seguintes.
É um procedimento cirúrgico, normalmente realizado sob anestesia local ou geral, por um cirurgião plástico.
Morpheus8:
- Indicações Diversas: o Morpheus8 melhora da textura e qualidade da pele como um todo. É altamente eficaz para rugas e linhas finas, cicatrizes de acne, poros dilatados, flacidez leve da pele do rosto, pescoço e corpo, além de uniformização do tom e da pigmentação.
- Foco: rejuvenescimento facial e corporal, textura da pele e contorno facial. Os resultados são progressivos, começando em algumas semanas e otimizando até 3-6 meses após as sessões (geralmente são necessárias 1 a 3 sessões).
É um procedimento minimamente invasivo, realizado em consultório sob anestesia tópica ou em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos por um médico cirurgião plástico.
3. Áreas de Atuação e Invasividade


Renuvion: atua em áreas corporais maiores (abdômen, flancos, coxas, braços) e pescoço. É mais invasivo, requerendo pequenas incisões para inserção da cânula.
Morpheus8: atua tanto no rosto (incluindo pálpebras e lábios) quanto no corpo (abdômen, glúteos, coxas). É menos invasivo, as microagulhas penetram pela superfície da pele sem necessidade de cortes.
Renuvion ou Morpheus? Escolha Baseada no Objetivo!
A escolha entre Renuvion e Morpheus8 não é uma questão de qual é melhor, mas de qual é o mais adequado para o problema específico a ser tratado.
Escolha o Renuvion se o principal problema é a flacidez da pele, especialmente após perda de peso ou em áreas onde se fez lipoaspiração. O objetivo é um efeito “lifting” ou de contração cutânea mais pronunciado e imediato.
Escolha o Morpheus8 se o objetivo é o rejuvenescimento global da pele, tratando rugas, textura irregular, poros, cicatrizes e uma flacidez leve a moderada, com foco na qualidade e regeneração da pele a médio prazo.
A consulta com um médico especialista é fundamental para uma avaliação precisa da condição da pele, das expectativas e para a indicação do procedimento (ou até da combinação de ambos) que trará os melhores resultados de forma segura.
Carlos Kuyven – Referência em Cirurgia Plástica em Porto Alegre
Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário para que possamos seguir compartilhando informações de qualidade e que vão te ajudar a saber quando é a hora certa de marcar a sua cirurgia plástica. Entre em contato com a Clínica Dr. Carlos Kuyven e vamos conversar sobre realizar um procedimento estético. Somos referência em Cirurgia Plástica na grande Porto Alegre.
R. Gomes Jardim, 301 – 313 – MedPlex- Bairro Santana / Porto Alegre RS
Fones: (51) 3388.4686 / (51) 3388.4757 / (51) 9 9299.7401


