Olhar-se no espelho e perceber os sinais da passagem do tempo na face, no pescoço e no colo realmente não é confortável. Entretanto, são diversos os tratamentos de que dispomos para amenizar a flacidez nestas regiões, especialmente os não invasivos. Pode-se contar, atualmente, com procedimentos como botox, preenchimentos, técnicas que utilizam o laser, radiofrequência, bioestimuladores e muito mais.
Rejuvenescer tem sido uma palavra frequente em conversas entre pessoas que buscam suavizar as marcas deixadas pela passagem do tempo. O rosto, normalmente, é a área que mais chama a atenção quando elas começam a aparecer e, na maioria das vezes, a única que começa a receber os cuidados diários. Entretanto, a flacidez da pele também atinge o pescoço e o colo, áreas que costumam ser esquecidas nesses momentos.
Aqui vamos apresentar alguns procedimentos, diferentes dos citados no texto anterior, que também podem auxiliar tanto para a prevenção quanto para o tratamento da flacidez no pescoço.
Procedimentos que Podem Suavizar a Passagem do Tempo
Peelings
O peeling facial é um tratamento que reduz consideravelmente os sinais do envelhecimento por meio da renovação das camadas da pele. Para a flacidez no pescoço é necessário um certo cuidado, pois esta região é muito sensível. Por isso, é fundamental que seja realizado por profissional competente e de confiança.
Existem dois tipos de peeling: o químico ou o físico. Para o físico podem ser utilizados não só pequenos equipamentos e cremes abrasivos como também aparelhos que realizam uma microabrasão na pele por meio do fluxo de cristais – peeling de cristal – ou de pontas de diamantes – peeling de diamante. Esses procedimentos induzem a uma descamação da pele e sua posterior regeneração.
No peeling químico utilizam-se agentes químicos, como os ácidos Salicílico, Glicólico e Retinóico, por exemplo, para que ocorra a renovação das camadas superficiais da pele. Os resultados já podem ser percebidos após a primeira ou segunda sessão. Entretanto, podem ser necessárias mais algumas sessões com intervalos de até 60 dias para que ocorra a devida recuperação da pele e se alcance o objetivo desejado.
Os peelings podem agir de maneira superficial, média ou profunda, isso dependerá de cada caso. O superficial atinge apenas a epiderme. O médio é indicado para amenizar rugas e marcas mais profundas. Já o profundo deve ser feito em clínicas médicas ou hospitais, com a aplicação de anestesia e o acompanhamento médico necessário.
Após a realização do peeling, a pele fica bastante sensível e pode ocorrer vermelhidão, descamação, inchaço, dor e formação de crostas. Esses efeitos não costumam durar muito tempo e são facilmente controlados com medicação.
Laser CO2 Fracionado
O laser CO2 fracionado é um dos tratamentos mais indicados para a flacidez no pescoço. Após a utilização de um creme anestésico, e com os olhos protegidos, o raio é aplicado em feixes menores os quais desgastam partes específicas da pele, e não o tecido por completo. O tratamento é individualizado. Em geral, são indicadas até seis sessões com intervalos entre 30 e 45 dias para que se perceba o resultado final. Em consulta, será avaliado o número de aplicações necessárias.
A pele formará crostas e irá descamar. Dessa maneira, ocorre a sua regeneração e a diminuição da flacidez e das rugas. O tempo de duração da sessão é em torno de meia hora e, geralmente, a administração do laser é bem tolerada. Os sintomas posteriores à aplicação do laser costumam ser vermelhidão (eritema), ardor, dor, inchaço (edema). No entanto, a recuperação é rápida e tranquila, ainda que requeira cuidados como usar protetor solar continuamente e evitar a exposição ao sol até que haja liberação médica.
Fios de Sustentação
Os fios de sustentação, quando aplicados, promovem um efeito semelhante ao lifting. Sua função é proporcionar o rejuvenescimento por meio da elevação dos tecidos flácidos e da estimulação da produção de colágeno.
Nos últimos anos, surgiu uma variedade de fios de sustentação bastante grande. De forma geral, eles podem ser divididos em duas categorias : os absorvíveis, como os de PLLA (ácido-polilático Silhouette) e os de PDO (polidioxanona I-thread) , e os permanentes, como os fios de ouro e os búlgaros, por exemplo. O que os difere é a composição do material utilizado.
Existem, também, modelos diferentes de fio de sustentação: os lisos, os espiculados (com garras), os parafusos, entre outros. Cada um tem uma finalidade específica. Há os que atuam estimulando o colágeno e melhorando a qualidade da pele ; há outros que, além da estimulação do colágeno, também agem proporcionando a suspensão dos tecidos flácidos; há, ainda, os preenchedores.
Os resultados são progressivos conforme avança o tempo. Embora já se possa perceber uma leve modificação na região tratada no dia do procedimento, seus efeitos finais serão mais visíveis em torno de 6 a 9 meses e sua duração pode ser de até 2 anos.
Vale destacar que, embora tenhamos ótimos procedimentos que promovem o rejuvenescimento, o processo de envelhecimento do corpo é natural e contínuo. Ou seja, não podemos impedir a passagem do tempo.