Quando a mamoplastia redutora é indicada?
A mamoplastia redutora é indicada quando existe o aumento do volume mamário em excesso causando desconforto, como dor nas costas, alteração postural ou dificuldade em encontrar roupas que caibam no seio. Com isso, gera uma perda da auto estima e o paciente pode apresentar, inclusive, dificuldade de convívio social. Em casos de que o aumento do tecido mamário é excessivo a ponto de causar um transtorno emocional e físico ao paciente, então, a gente indica a mamoplastia redutora.
Por que as mamas ficam muito grandes?
Genética
Em muitos casos existe o componente genético, onde a pessoa quando está no desenvolvimento puberal começa a crescer e a desenvolver as mamas, então, elas acabam se desenvolvendo além do padrão normal. Isso também tem relação com hereditariedade, presente em famílias onde as mulheres têm mamas maiores.
Sobrepeso
Outra coisa que aumenta o volume mamário é o sobrepeso, a paciente que está acima do peso vai apresentar a mama maior porque, além da glândula mamária, a região também vai apresentar uma maior porcentagem de tecido adiposo. Normalmente, quando a paciente está acima do peso, o médico cirurgião sugere que ela emagreça alguns quilos porque isto vai repercutir também na mama – diminuindo o volume mamário.
Emagrecer também ajuda na cirurgia em relação a ressecção de tecido, e na manutenção do resultado no pós-operatório. Quando operamos uma paciente que tem hipertrofia mamária, e que também está acima do peso, e depois da cirurgia a paciente emagrece, então a mama tende a murchar e cair. O indicado é já iniciar uma dieta saudável ou a prática de exercícios físicos para emagrecer antes da cirurgia e, assim, evitar que o procedimento sofra alterações indesejadas com o passar do tempo.
Como é a cirurgia de redução das mamas?
O médico cirurgião precisa retirar o excesso de volume mamário e, normalmente, também é necessário retirar um excesso de pele.
Qual a diferença para a mastopexia?
A Mastopexia é a suspensão das mamas, o lifting mamário, e é indicada quando a mama tem muita pele a ponto de estar caída, mas não necessariamente ela é grande. A mamoplastia redutora normalmente é indicada nas hipertrofias mamárias, ou até gigantomastias, e por ser muito pesada também apresenta uma queda. Diferente da Mastopexia, onde a cirurgia retira a pele para levantar o seio, na Mamoplastia é necessário fazer uma ressecção do tecido mamário em excesso.
Como a cirurgia é feita?
A cirurgia tem diversas técnicas e formas de realização e quanto maior ou mais caída a mama, maiores também serão as cicatrizes e a ressecção de tecido.
Como são as cicatrizes?
Existem várias formas de se fazer a técnica para redução de mama. Existe a incisão em volta das aréolas, onde também é necessário um corte na vertical e na base da mama. Também é possível fazer o corte em L para não ter a cicatriz na região medial da mama.
A indicação da cicatriz vai variar de acordo com o caso e do cirurgião. Existem médicos que operam utilizando o corte em L, como você também encontra cirurgiões que preferem fazer o corte na região medial. Mas, para a decisão, a quantidade de excesso de pele precisa ser considerada, bem como o tamanho das cicatrizes.
A quantidade de tecido retirado também vai variar de casos a caso, e existem relatos de mamoplastia com redução de até um quilo em cada seio de glândulas e tecidos. O mais importante para se saber sobre esse tipo de cirurgia é que as cicatrizes são extensas e que as verticais são mais difíceis de esconder.
Posso colocar silicone depois da Mamoplastia?
Uma dúvida frequente sobre a Mamoplastia é com relação à possibilidade de reduzir a mama e colocar próteses de silicone. Essa orientação vai depender das expertises do médico e também da variação dos casos, mas, em geral, não é indicado colocar próteses quando você tem um excesso de glândulas mamárias – por mais que você vá fazer a retirada durante a cirurgia.
A Mamoplastia é diferente da Mastopexia, que é a suspensão mamária, onde não existe volume no seio da paciente e a prótese de silicone vai ser indicada para fazer esse preenchimento. Quando existe tecido mamário em excesso, é possível manter um volume mamário adequado sem a necessidade de prótese.
Clínica Kuyven: referência em Cirurgia Plástica em Porto Alegre
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário para que possamos seguir compartilhando informações de qualidade e que vão te ajudar a saber quando é a hora certa de marcar a sua cirurgia plástica. Se estiver pensando em realizar um procedimento estético, entre em contato com a Clínica Kuyven! Somos referência em Cirurgia Plástica na grande Porto Alegre.