Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Lipoaspiração de Coxas – Um Alívio para suas Pernas

Blog da Clínica Kuyven

Mulher, feliz, deitada em sofá com pernas bonitas elevadas.

Ainda que haja procura por diferentes tipos de cirurgias plásticas, como abdominoplastia e mamoplastia, por exemplo, a lipoaspiração segue liderando as buscas com suas várias possibilidades: lipoescultura, lipoaspiração de coxas, das costas, de braços, entre outras.

Uma das razões dessa alta demanda é exatamente isso: o procedimento pode ser realizado em diferentes locais do corpo. Em geral, a área mais trabalhada é o abdômen. Apesar disso, cresce a procura por lipoaspiração de coxas. Cirurgia capaz de eliminar a gordura acumulada na região, motivo de insatisfação especialmente para muitas mulheres. Entretanto, nem todos os pacientes estão aptos a fazer a lipoaspiração de coxas.

O Brasil e as Cirurgias Plásticas

Antes de sabermos o que é e para quem é indicada uma lipoaspiração de coxas, vamos analisar alguns dados mais atuais sobre as cirurgias plásticas em nosso país.  

Sabe-se que o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo; os EUA continuam mantendo a liderança. De acordo com dados recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), referentes ao ano de 2020, foram realizadas 1.485.116 cirurgias plásticas naquele país, enquanto no Brasil  1.306.962.

Dentre o público brasileiro, 75% das cirurgias plásticas são feitas em mulheres e  25% em homens, público que vem crescendo consideravelmente. Em nosso país, em 2020, segundo a ISAPS o ranking ficou assim: lipoaspiração, mamoplastia de aumento, blefaroplastia, abdominoplastia, lifting de mama e rinoplastia, respectivamente.

A lipoaspiração talvez esteja em primeiro lugar porque, comparando-a às demais cirurgias, ela é a menos invasiva e proporciona uma recuperação mais rápida e tranquila. Além disso, o paciente pode retomar suas atividades em poucos dias.

Será que Posso Realizar Lipoaspiração de Coxas ?

A lipoaspiração de coxa costuma ser feita em pacientes que se sentem desconfortáveis com o tamanho exagerado da circunferência da região. E isso se aplica inclusive aos “falsos magros”. O procedimento resolve o atrito e as assaduras entre as pernas ao caminhar e também elimina culotes acentuados, por exemplo, trazendo mais harmonia ao contorno corporal.

Mulher com coxas harmônicas após a realização de uma lipoaspiração na região.

Entretanto, a lipoaspiração de coxas e culotes só será realizada se a camada de gordura tiver ao menos 0,52 cm. O objetivo da cirurgia não é o emagrecimento, visto que o percentual de gordura a ser retirado fica em torno de 5 a 7% do peso ideal do paciente.

Vale lembrar que a lipoaspiração de coxa pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos, como uma lipo de abdômen. No entanto, isso precisa ser avaliado, pois para fazer cirurgias simultâneas, nem todo paciente está apto. No momento da consulta, o cirurgião plástico levará em conta alguns fatores, como peso, altura e distribuição de gordura corporal para decidir se é possível fazê-la. 

De que Maneira é  Realizado o Procedimento?

Mulher demonstrando o excesso de gordura na coxa.

O procedimento leva em torno de duas horas e é feito sob anestesia local. Porém, os pacientes que são mais ansiosos podem solicitar uma pequena sedação. Após o paciente estar anestesiado, são feitas duas incisões, no caso de lipoaspiração da coxa interna ou externa. Já para coxa completa, em torno de 6 a 8.

Logo após terem sido feitas as incisões, é inserida a cânula que fará a aspiração moderada da gordura depositada na região. Terminada a sucção, os cortes são fechados com sutura, ainda que alguns não necessitem de pontos por serem relativamente pequenos.

Em geral, a lipo de coxa é realizada na região externa das coxas, a área do culote. Embora não usual, o procedimento também pode ser feito na região interna e superior das pernas, próximo à virilha. As cicatrizes costumam ser pequenas e pouco visíveis. Se tudo correr bem, o paciente sai da clínica ou do hospital caminhando tão logo o procedimento termine. 

 Como se Dá o Pós-Operatório?

O pós-operatório costuma ser tranquilo e a recuperação rápida. Em geral, é preciso fazer repouso e realizar pequenas caminhadas. Além disso, para diminuir o desconforto inicial, é comum a indicação de uma cinta elástica, pois seu uso traz maior firmeza para a região e evita a flacidez da pele, o que garante melhor cicatrização.

Durante o pós-operatório da lipoaspiração de coxas, é normal que surjam hematomas (manchas roxas) e edemas (inchaço) no local da cirurgia; o que desaparece em pouco tempo. A recuperação total da cirurgia costuma ocorrer em torno de 6 meses, quando também podem ser observados os seus resultados.

Casal, com roupas de banho, caminhando na praia.

O retorno às atividades do dia a dia costuma ocorrer após 10 dias da realização do procedimento. Porém, a volta aos treinos ou a outras atividades que exijam mais esforço físico se dará após um mês, caso haja liberação médica e não existam mais incômodos.

Essa cirurgia deixa a região da coxa mais delineada e harmônica. E o principal, retirando o excesso de gordura da região para garantir alívio durante caminhadas ou até mesmo ao usar roupas mais justas ou curtas.

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br