Foi-se o tempo em que somente as mulheres buscavam por cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos menos invasivos! Atualmente, o que se vê nas clínicas médicas de cirurgiões plásticos é a presença significativa de homens que se tornaram adeptos às diversas técnicas estéticas disponíveis no mercado. Pelo visto, quebrou-se um tabu: beleza e vaidade , quando aliados ao bem-estar pessoal, não dependem de sexo. Certamente, isso se deve à mudança de mentalidade que vem ocorrendo na sociedade.
Entre os homens, de acordo com estudos científicos, os motivos para realizar não só procedimentos minimamente invasivos como também uma cirurgia plástica estética, mesmo após considerar alguns possíveis riscos e efeitos colaterais, relacionam-se a maior internalização de mensagens da mídia a respeito da beleza e atratividade, dos referenciais atléticos por ela veiculados, da maior pressão midiática para atingir o corpo perfeito e da menor apreciação do próprio corpo.
Corroboram com essa análise, os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2017, os quais mostram que, em cinco anos, a proporção de homens realizando cirurgia plástica aumentou de 5 para 30% no Brasil, com um aumento de 72.000 para 276.000 procedimentos por ano. As técnicas cirúrgicas mais procuradas são ginecomastia, lipoaspiração, lipoenxertia, transplante capilar, rinoplastia, mentoplastia, blefaroplastia e otoplastia. Além das cirurgias, também são comuns os procedimentos que utilizam toxina botulínica e preenchedores como o ácido hialurônico para harmonização facial.
Este artigo pretende explorar em detalhes as cirurgias plásticas mais buscadas pelos homens e, no próximo, os procedimentos minimamente invasivos que os têm conquistado.
Cirurgias Plásticas mais Procuradas por Homens
De acordo com a SBCP, os procedimentos masculinos devem levar em conta fatores como a espessura da pele, o crescimento da barba e o tipo do corpo do homem. Por isso, durante a consulta, o cirurgião plástico avaliará a saúde do paciente, fará exame físico e solicitará exames pré-operatórios. Também irá fotografar as áreas que serão operadas e explicará quais as técnicas cirúrgicas mais adequadas para o caso.
As cirurgias plásticas procuradas pelos homens costumam levar em conta os seguintes objetivos: atender aos padrões de beleza modernos, preocupação com a aparência e autoestima. Tudo isso, desde que não percam sua aparência viril.
Dentre as técnicas cirúrgicas mais buscadas pelos homens, as que mais se destacam são:
1. Lipoaspiração HD: a forma ideal de corpo para os homens é a atlética, com ombros e tórax largos, abdômen tonificado e área estreita de quadril e de coxa. Porém, à medida que envelhecem, as áreas de gordura tendem a se acumular em torno do abdômen, flanco, peito, braços, pernas, assim como ao longo do queixo e do pescoço. Em geral, eles se submetem à lipoaspiração para remover esses excessos que são resistentes à dieta e ao exercício físico.
No caso específico da técnica HD, diferente da lipoaspiração tradicional, o objetivo é oferecer maior definição corporal aos pacientes. Ela consiste na sucção de gordura de modo a colocar em evidência os contornos musculares e a famosa “barriga de tanquinho”. Em geral, é indicada para os homens que buscam visual mais atlético, mas apresentam dificuldade na definição muscular apenas com a realização de treinos.
2. Lipoenxertia: diferente da lipo HD, a lipoenxertia envolve dois métodos: a lipoaspiração e o tratamento da gordura retirada para aplicação injetável em alguma área corporal. Tem como objetivo aumentar o volume e remodelar áreas do corpo, especialmente a facial. A sua principal vantagem é que ela utiliza a gordura do próprio paciente, o que diminui a probabilidade de rejeição. Vale destacar que este procedimento não tem como finalidade o emagrecimento!
3. Ginecomastia: esta condição costuma ser causada por hereditariedade, obesidade, uso de certos medicamentos como a testosterona e, principalmente, por desequilíbrios hormonais. É um problema que ocorre em homens que apresentam mamas superdesenvolvidas ou aumentadas. Pode haver aumento mamário de componente glandular (glândula mamária), adiposo (gordura) ou misto (glândula e gordura).
4. Transplante Capilar: a calvície, ou alopecia androgenética, é um problema capilar que pode provocar grande impacto na autoestima do paciente. É um procedimento também indicado para restaurar e/ou aumentar a densidade capilar de outras áreas, como barba e sobrancelhas, para reduzir o tamanho da testa ou, até mesmo para reparar sequelas de procedimentos prévios, como cicatrizes ou resultados insatisfatórios de outros transplantes capilares. O mesmo consiste em pegar fios doados ou retirados de uma “zona doadora” para serem implantados no couro cabeludo, onde há necessidade. Geralmente, são necessárias várias sessões, com longos intervalos de recuperação. Um tratamento pode durar dezoito meses a dois anos ou mais.
5. Rinoplastia: esta é uma das cirurgias mais realizadas no país, segundo a Associação Brasileira de Cirurgia Plástica. Indicada para aqueles que estão insatisfeitos com o formato natural do nariz e pretendem remodelá-lo, pacientes que nasceram com malformações ou que apresentam sequelas por trauma. Apesar da técnica ser igual para homens e mulheres, a maior distinção entre os dois públicos é o objetivo estético final.
Para harmonia facial, deve-se considerar a medida do nariz dos homens maior do que a das mulheres – com características como a projeção e rotação menor da ponta, variando entre 90 e 95 graus neles e 95 a 105 graus nelas – além de um dorso mais retilíneo e uma pele mais grossa. É comum aproveitar problemas respiratórios para realizá-la.
6. Mentoplastia: cirurgia que tem como intuito remodelar o mento (queixo) masculino. A mesma pode ser feita tanto para preenchê-lo como para diminuí-lo, proporcionando equilíbrio e simetria das características faciais masculinas, por exemplo, entre o queixo, mandíbula, bochechas e testa.
7. Blefaroplastia: em geral, a queixa dos pacientes é a de que seus olhos os fazem parecer cansados. Essa é uma consequência natural do processo de envelhecimento. Com o passar dos anos, o colágeno e fibras elásticas mudam de qualidade e quantidade, tornando a pele mais fina e menos flexível. Nesse caso, a blefaro objetiva promover o rejuvenescimento das pálpebras, retirando os excessos de pele, músculo e gordura dessa região, além de reposicioná-las corretamente.
8. Otoplastia: é a cirurgia – estética ou reparadora – que objetiva corrigir a malformação das orelhas. Ela repara o formato e o posicionamento das mesmas, tornando-as mais proporcional ao rosto. Indicada para homens que se sentem incomodados com o tamanho ou a forma das suas orelhas, especialmente quando são proeminentes ou possuem falta de definição nas curvas cartilaginosas.
Sem dúvida, a crescente procura por cirurgias plásticas masculinas, no Brasil , é um reflexo das mudanças comportamentais pelas quais os homens vêm passando nos últimos anos. Eles estão se tornando cada vez mais conscientes de suas opções estéticas para melhorar sua aparência e, consequentemente, sua autoestima e seu bem-estar.
Carlos Kuyven – Referência em Cirurgia Plástica em Porto Alegre
Se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário para que possamos seguir compartilhando informações de qualidade e que vão te ajudar a saber quando é a hora certa de marcar a sua cirurgia plástica. Entre em contato com a Clínica Dr. Carlos Kuyven e vamos conversar sobre realizar um procedimento estético. Somos referência em Cirurgia Plástica na grande Porto Alegre.