Envelhecer é um processo natural da vida, todos sabemos. Entretanto, quando ele chega, nem sempre sabemos lidar com suas marcas na pele. Ainda que o envelhecimento seja difícil para os homens, as mulheres o sentem com maior intensidade. Dentre os sinais que mais as afetam, especialmente, está a flacidez mamária. Afinal, os seios, desde a antiguidade, representam a sensualidade feminina. E, vê-los flácidos, caídos, abala sua autoestima, sua autoconfiança.
Por que a Mulher Perde a Beleza dos Seios com o Tempo?
O envelhecimento ocorre gradativamente, aos poucos, a partir dos 35 anos, aproximadamente. Com o tempo, é comum notarmos no rosto pequenas rugas ao redor dos olhos e/ou da boca, linhas de expressão mais acentuadas, pálpebras caídas… Já no corpo, pele flácida em diferentes regiões como braços, pernas, abdômen e, nas mulheres, os seios, por exemplo. Entre suas causas está a diminuição da produção de colágeno e elastina, o que resulta em perda de firmeza e elasticidade da derme.
Nos seios femininos, especificamente, a gravidade exerce uma pressão constante nas mamas ao longo do tempo, fazendo com que elas se estiquem e caiam de forma gradativa. Motivo este que gera grande desconforto, o qual é acentuado ainda mais quando surge a menopausa, e sua consequente flacidez mamária. A cessação espontânea da menstruação é um período conturbado para as mulheres, não apenas pelas modificações físicas que provoca, mas também pela forma como atinge o seu psicológico.
Como a Menopausa Contribui para a Flacidez Mamária?
A menopausa caracteriza-se pela diminuição dos níveis hormonais na mulher, principalmente do estrogênio. Tal diminuição pode contribuir para alterações significativas no corpo. Durante este período a pele, especificamente a dos seios, perde sua elasticidade devido à diminuição do colágeno e da elastina.
Além disso, a queda de estrogênio também leva à diminuição do tecido mamário e dos ligamentos de suporte das mamas, o que contribui ainda mais para a flacidez mamária.
No entanto, atualmente conta-se com um grande número de tratamentos para acabar, ou ao menos suavizar, a flacidez mamária. E não só durante a Menopausa! Ainda jovens, podemos dar início a alguns como maneira de prevenção.
Tratamentos Não Invasivos para Manter Mamas Firmes
Para lidar com a flacidez mamária ou preveni-la, independente da idade, você pode considerar algumas opções que não necessitam de intervenção cirúrgica. Vale ressaltar que, se você já se encontra em período de climatério ou mesmo na menopausa, realizá-las não soluciona efetivamente o problema. Neste caso, marque uma consulta com o cirurgião plástico para buscar outras alternativas.
- Realize exercícios para fortalecimento muscular: os exercícios que trabalham os músculos peitorais, como flexões e supino, ajudam a tonificar a região do peito e a proporcionar algum suporte às mamas;
- Use sutiãs de suporte: um sutiã adequado, com bom suporte e sustentação, ajuda a reduzir a flacidez mamária e fornece suporte às mamas;
- Hidrate a pele: mantenha a pele hidratada, isso ajudará a melhorar sua elasticidade. Use loções hidratantes e cremes específicos para a área dos seios regularmente;
- Faça uma dieta saudável: uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais, como vitaminas C e E, e minerais como zinco e selênio, pode ajudar a promover a saúde da pele;
- Realize algum tipo de tratamento estético: existem tratamentos estéticos não invasivos que podem ajudar a melhorar a flacidez das mamas, entre eles, radiofrequência, ultrassom focalizado e laser. Os mesmos estimulam a produção de colágeno e melhoram a aparência da pele. Esses tratamentos geralmente requerem múltiplas sessões para obter resultados significativos.
Tratamentos Cirúrgicos para Eliminar a Flacidez das Mamas
Quando os tratamentos não invasivos não são suficientes para reverter a flacidez mamária, pode ser necessária alguma intervenção cirúrgica, como:
- Cirurgia de mastopexia: conhecida também como lifting de mama, este é um procedimento cirúrgico clássico que não apenas remove o excesso de pele como também as remodela , elevando-as. Não há necessidade de colocar implantes mamários, ainda que isso possa ser uma opção se a paciente assim o desejar;
- Cirurgia com Inserção de Implantes de Mama: a mamoplastia de aumento é outra opção se, além da flacidez, você também quer aumentar o tamanho das mamas. Sendo assim, pode-se considerar a colocação de próteses mamárias (silicone) associada à mastopexia.
Independente do tipo de procedimento que você escolherá, é muito importante que busque um cirurgião plástico experiente, certificado, para garantir a segurança e o sucesso. Então, para a realização de qualquer tipo de cirurgia plástica tenha como critério fundamental a escolha de um especialista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).