Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Cosmiatria e Cirurgia Plástica – Qual a Sua Relação?

Blog da Clínica Kuyven

Mulher bonita recebendo tratamento estético facial

Há muito tempo, quando se falava em realizar algum tipo de procedimento que possibilitasse o rejuvenescimento, sonho de grande parte das pessoas após os 40 anos, logo, logo,  vinha à mente a cirurgia plástica. No entanto, com as inovações tecnológicas na área da medicina estética, hoje temos a Cosmiatria que nos garante possibilidades menos invasivas e onerosas para garantir a jovialidade.  

Entre os fatores que promoveram a ascensão da cosmiatria na área estética está o fato de que passar por hospitalização, ter uma recuperação mais dolorosa e demorada, entre outros motivos, levava muitos pacientes a desistirem de realizar intervenções cirúrgicas. Sem contar com o fator econômico! Sabe-se que é necessária uma reserva monetária generosa para pagar os custos que envolvem esse tipo de procedimento. Portanto, não se pode negar os benefícios advindos dessas novas possibilidades para garantir o rejuvenescimento.

Medicina Estética e Cosmiatria

Sabe-se que a medicina tem como objetivo a prevenção e a promoção da saúde dos indivíduos. Nesse sentido, não se pode desconsiderar as questões que envolvem a estética, afinal, ela está inserida na área tanto da cirurgia plástica quanto da dermatologia – ambas especialidades tratam da saúde do corpo e devolvem a autoestima aos pacientes. 

No caso específico da cirurgia plástica, aprimorar a estética corporal (cirurgia  estética) ou corrigir deformidades (reparadora), sejam elas congênitas ou adquiridas, é seu fundamento.  Ocorre que, por muito tempo, os procedimentos só estavam voltados aos tratamentos invasivos (cirúrgicos) e isso fazia com que boa parcela dos interessados desistisse de realizar qualquer intervenção.

Com o passar dos anos, e a evolução tecnológica na área da medicina estética, surgiram novos protocolos para realizar tratamentos que não exigem intervenções cirúrgicas – os  não invasivos, ou ainda, os procedimentos minimamente invasivos. Muitos dispensam internação hospitalar, por exemplo, e são realizados para prevenir e postergar o envelhecimento. A estes está relacionada a cosmiatria.

Cosmiatria e Estética Corporal

A cosmiatria é uma área da medicina estética voltada ao tratamento e à prevenção de problemas relacionados à pele, utilizando técnicas minimamente invasivas ou não invasivas que visam melhorar a aparência e a autoestima dos pacientes. Embora os tratamentos possam ser realizados em diferentes partes do corpo, o foco principal na área da cirurgia plástica é o rejuvenescimento facial. Afinal, quem não quer garantir por mais tempo a jovialidade?

Cosmiatria e beleza - mulher preparada para tratamento facial, sendo fotografada com um celular.

As técnicas da cosmiatria tratam problemas como manchas na pele, rugas de expressão, acne, flacidez, contorno facial, entre outros. Alguns dos procedimentos mais comuns, e até conhecidos, incluem a realização de peelings químicos, preenchimentos com ácido hialurônico ou outras substâncias, aplicação de toxina botulínica (Botox), lasers e luz pulsada.

Entre os tratamentos, alguns ganham destaque: 

Aplicação de toxina botulínica – o famoso “botox” foi dos primeiros a surgir para prevenir e tratar as rugas de expressão as quais vamos adquirindo com o tempo;

Aplicação de botox em mulher jovem.

Preenchimento facial com ácido hialurônico ou outra substância – procedimento que é realizado em determinadas áreas do rosto para restaurar o volume perdido com o passar dos anos;

Bioestimuladores de Colágeno – há distintos procedimentos que funcionam como bioestimuladores, ainda que seu objetivo seja o mesmo: prevenir e tratar a pele por meio da estimulação da produção de colágeno.

Vale destacar que a estes tratamentos podem ser agregados outros para garantir um melhor resultado. No entanto, é importante levar em consideração que, embora os procedimentos sejam nada ou pouco invasivos, ainda existem riscos e complicações possíveis. Sendo assim, escolher o profissional devidamente qualificado e experiente para realizá-los é a primeira atitude a ser considerada.

Vantagens da Cosmiatria

Os procedimentos da área da cosmiatria oferecem inúmeras vantagens em comparação com os procedimentos cirúrgicos mais invasivos, tais como:

Menor tempo de recuperação: muitos dos tratamentos não cirúrgicos podem ser realizados no próprio consultório do médico ou na clínica médica. Além disso, não requerem internação ou longo período de recuperação, permitindo que os pacientes retornem às suas atividades diárias em um curto período de tempo;

Menor risco de complicações: os procedimentos não cirúrgicos, em geral, são menos invasivos e, por isso, apresentam menor risco de complicações se comparados aos cirúrgicos mais invasivos;

Resultados mais naturais: os procedimentos da cosmiatria fornecem resultados mais sutis e naturais;

Cosmiatria e os resultados naturais na beleza facial.

Preços mais acessíveis: por serem não cirúrgicos, são uma opção mais acessível para aqueles que desejam melhorar sua aparência, uma vez que geralmente têm custos menores do que os de procedimentos invasivos;

Menor tempo de procedimento: muitos tratamentos podem ser realizados em um curto espaço de tempo, costumam levar em torno de uma hora, tornando-os uma opção conveniente para aqueles com agendas ocupadas.

No entanto, é importante ressaltar que os resultados dos procedimentos minimamente invasivos podem ser temporários e, em alguns casos, são necessárias algumas sessões adicionais para garanti-los por mais tempo.

Prolongar a jovialidade já é possível, e o melhor, com técnicas que não necessitam de cirurgia para que promovam o rejuvenescimento, especialmente para a face. 

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br