É muito comum que as pessoas que desejam realizar cirurgia plástica questionem-se sobre qual a melhor época para realizá-la. Na verdade, não existe uma única estação para isso, ainda que os meses mais frios sejam os preferenciais. Estamos no outono, período de transição que marca o fim do verão e o início do inverno, caracterizado por temperaturas brandas e queda das folhas das árvores. Para muitas pessoas, representa uma fase de mudanças e renovação, incluindo a possibilidade de fazer procedimentos estéticos.
E é aí que entra a cirurgia plástica; o desejo de mudar o visual, de renovar, ou ainda, de corrigir aquele ‘defeitinho’ que nos incomoda, faz com que muitos pacientes busquem profissionais da área. Não por acaso, o Brasil está em segundo lugar no ranking internacional de realizações de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Este é um dado recente (2020) da pesquisa realizada pela Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica – ISAPS sigla em inglês. Nesse caso, estamos falando de procedimentos estéticos eletivos.
Porém, essa não é uma especialidade médica que tem como objetivo apenas melhorar a aparência de uma pessoa por razões estéticas. A cirurgia plástica também é realizada para corrigir problemas funcionais causados, por exemplo, de forma congênita ou por trauma, tumores, doenças, etc. Aqui entendida como cirurgia plástica reparadora, que atende a uma necessidade do paciente.
Portanto, a cirurgia plástica, seja ela estética ou reparadora, contribui não só para a autoestima do paciente como também para seu bem-estar. Por isso não existe melhor época; ele é quem decide quando realizá-la. Logicamente, não se pode negar, que a maior procura por procedimentos cirúrgicos eletivos ocorre no outono/inverno. E há razões para isso!
O Outono “Conversa” com a Cirurgia Plástica
No outono, realizar uma cirurgia plástica pode ser especialmente vantajoso por vários motivos. Em primeiro lugar, e talvez seja essa a razão da escolha feita por muitas pessoas, as temperaturas são mais amenas e há menor exposição ao sol. Fatores que são ideais para a recuperação pós-operatória, já que o calor e a radiação solar intensa podem prejudicar o processo de cicatrização e aumentar o risco de complicações. Há, ainda, o fato de que melhora a circulação sanguínea e leva à menor retenção de líquidos , consequentemente, menos edema (inchaço) no corpo.
Além disso, o outono é uma época em que muitas pessoas têm uma agenda mais flexível, especialmente depois do fim das férias de verão, é uma espécie de “estou de volta à realidade”. Isso significa que é possível planejar a cirurgia plástica com mais facilidade e ter mais tempo disponível para a recuperação, sem afetar tanto o trabalho ou outros compromissos.
A outra vantagem do outono para a cirurgia plástica é que o início do inverno está próximo, o que significa que é possível se preparar com antecedência para os dias mais frios. No pós-operatório, em muitos casos, recomenda-se usar roupas mais quentes e, especialmente, confortáveis durante a recuperação , o que pode ser mais fácil e prático no outono do que em outras épocas do ano.
Por essas razões, o outono “conversa” com a cirurgia plástica. Ele representa um equilíbrio perfeito entre as demais estações do ano, nem tão frio quanto o inverno, nem tão quente como o verão.
Alguns Procedimentos de Cirurgia Plástica mais Populares no Outono
Rinoplastia: a rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz que pode ser realizada para corrigir problemas estéticos ou funcionais, como o desvio de septo, por exemplo. No outono, a recuperação pode ser mais confortável, já que o clima é mais ameno e o sol não é tão forte;
Lipoaspiração: a lipoaspiração é a cirurgia plástica que remove o excesso de gordura localizada em diferentes partes do corpo. No outono, a recuperação pode ser mais tranquila, já que é possível usar roupas mais confortáveis e cobrir os curativos com mais facilidade. Além disso, geralmente é necessário usar uma malha compressiva durante um tempo, com temperaturas brandas torna-se mais fácil usá-la;
Mastopexia: a mastopexia é a cirurgia plástica das mamas, que pode ser realizada para corrigir a flacidez e a queda dos seios. No outono, a recuperação pode ser mais confortável, já que é possível usar roupas mais quentes e evitar a exposição ao sol. Além do mais, da mesma forma que é necessário usar malha compressiva na lipoaspiração, nesta cirurgia costuma ser indicado um sutiã especial e, nesta estação, torna-se mais cômodo;
Blefaroplastia: a blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras, que pode ser realizada para corrigir a flacidez e as bolsas de gordura ao redor dos olhos. No outono, a recuperação pode ser mais confortável, já que é possível usar óculos de sol e evitar a radiação solar.