Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Realizar Cirurgia Plástica, no Verão, é Possível?

Blog da Clínica Kuyven

plástica no verão

Com a chegada do verão é comum o aumento da preocupação com a estética corporal. Por conta disso, nesta época, a busca por academias e por procedimentos estéticos é frequente. “Será que posso realizar cirurgia plástica no verão?” Ao mesmo tempo que surge o desejo, a dúvida ou o receio de realizá-la nesta estação também é constante.

cirurgia plástica no verão

A indecisão ocorre por conta de muitas pessoas acreditarem que o calor pode ser prejudicial ao resultado do procedimento, especialmente durante a recuperação. Há lógica nesse pensamento, uma vez que com as altas temperaturas do verão, alguns desconfortos no pós-operatório, como os edemas, são comuns. Entretanto, atualmente, existem inúmeras formas de reduzir os incômodos até mesmo no verão.

Ainda assim, de acordo com dados divulgados em 2019, o número de intervenções cirúrgicas no verão cresce, em média, 20% ao ano. Isso talvez ocorra, pois alguns pacientes veem as férias, no verão, como oportunidade para melhorar o contorno corporal e realizar uma recuperação mais tranquila. Dessa forma, acaba sendo um período muito interessante para realizar a cirurgia plástica.

COMO ALIVIAR DESCONFORTOS CAUSADOS PELA CIRURGIA PLÁSTICA REALIZADA NO VERÃO?

Realizar cirurgia plástica no verão é possível sim, tanto quanto no inverno.   Isso desde que, logicamente, alguns cuidados indispensáveis sejam adotados em relação à proteção do sol e do calor desta estação.

marcas para cirurgia plástica

Ao longo do tempo, percebeu-se a evolução da medicina. Na área da cirurgia plástica, seja ela reparadora ou estética, não foi diferente. Ao contrário, isso tem s ido constante, não só no que se refere às técnicas cirúrgicas, como também às inúmeras possibilidades capazes de reduzir os desconfortos pós-operatórios provocados pelos procedimentos cirúrgicos.

Como formas de aliviar os desconfortos da cirurgia plástica no verão, pode-se citar:

  • Usar cintas feitas com tecidos antitranspirantes;
  • Realizar drenagem linfática para reduzir hematomas e aliviar edemas;
  • Usar medicamentos alopáticos prescritos pelo médico;
  • Fazer compressas geladas;
  • Usar roupas confortáveis, largas e ventiladas;
  • Fazer repouso durante o tempo indicado pelo cirurgião;
  • Ter cuidado com a ferida cirúrgica.

CIRURGIA PLÁSTICA EXIGE CUIDADOS EM QUALQUER ESTAÇÃO!

mulher feliz com seu corpo

Para que uma cirurgia plástica no verão seja bem sucedida, é importante considerar três fatores: indicação para o procedimento, técnica cirúrgica adequada e pós-operatório conforme orientações recebidas.

Os dois primeiros fatores são aqueles que dependem do cirurgião e da equipe que realizará o procedimento, independente da época escolhida para o procedimento. Por sua vez, o último fator, o pós-operatório, não deve ser negligenciado em hipótese alguma pelo paciente, pois está relacionado diretamente a seguir as recomendações médicas; só assim o sucesso da cirurgia plástica estará garantido.

Como percebe-se, em qualquer pós-operatório, assim como o de cirurgia plástica no verão, alguns cuidados são necessários para que o resultado seja satisfatório. No entanto, especialmente nesta estação com altas temperaturas , alguns pontos merecem atenção: 

  • Obedecer o repouso acordado com o médico;
  • Não realizar qualquer tipo de esforço físico;
  • Fazer uso da cinta compressora, especialmente no primeiro mês, a fim de evitar edema e fibrose nas regiões operadas;
  • Realizar sessões de drenagem linfática pós-cirúrgica para reduzir  hematomas e aliviar o desconforto;
drenagem linfática
  • Não se expor ao sol nos primeiros 30 dias, pois os raios solares podem causar manchas e prejudicar a cicatrização;
  • Proteger-se dos raios UVA e UVB por, pelo menos, 90 dias, com o uso de protetor solar e roupas adequadas;
  • Usar filtro solar com FPS 60 nas regiões operadas, especialmente nas cirurgias faciais, além de se proteger com o uso de óculos, bonés e chapéus;
  • Ingerir, nos primeiros dias, mais de três litros diários de água, especialmente nos casos de cirurgias maiores, para evitar a hipotensão que pode ser potencializada pelo calor excessivo.

Portanto, é possível realizar cirurgia plástica no verão, assim como em qualquer estação. Entretanto, é fundamental escolher um cirurgião associado à SBCP e seguir suas recomendações para garantir que tudo saia conforme o seu desejo. No mais, é aproveitar esta estação que, por si só, já é sinônimo de beleza.

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br