Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Cirurgia Plástica no Verão – Benefícios e Cuidados Especiais

Blog da Clínica Kuyven

Linda jovem com cabelos longos e escuros, usando um biquini branco e um chapéu passeia pela beira da praia no pôr do sol.

A escolha da época do ano para realizar uma cirurgia plástica é uma dúvida comum. Geralmente, os pacientes optam pelo outono ou inverno. No entanto, o verão, muitas vezes visto como uma estação desafiadora para a recuperação, pode, na verdade, oferecer vantagens significativas. Certo que exige uma série de cuidados específicos para garantir que o processo pós-operatório seja seguro e bem-sucedido, mas é possível “tirar de letra” essa fase. 

Este artigo busca esclarecer quais os benefícios de realizar a sua cirurgia plástica no verão e também como é possível ter uma recuperação tranquila durante os meses mais quentes do ano. 

Benefícios da Cirurgia Plástica no Verão 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a busca por procedimentos estéticos aumenta em média 20% a cada temporada de calor. De fato, com a chegada do verão, já se tornou natural o aumento da preocupação com a estética e a “corrida” para melhorar o contorno corporal. Muitas pessoas procuram atividades físicas, nutricionistas, procedimentos não invasivos e até mesmo a Cirurgia Plástica para remodelar o corpo, afinal, ele fica bem mais exposto nos meses desta estação.

Também é verdade que, nesta época, sempre surge uma dúvida relevante entre as pacientes que optam pela cirurgia plástica. Geralmente, o questionamento está baseado na ideia de que o calor será prejudicial ao procedimento, especialmente durante o pós-operatório. A verdade é que o verão pode, sim, ser uma excelente oportunidade de melhorar a estética corporal. 

Entre os benefícios de realizar cirurgia plástica no verão podemos citar:

  • Férias e Tempo de Recuperação: o verão é um período tradicional de férias escolares e laborais. Isso permite que o paciente se afaste de suas obrigações sem a pressão de um retorno precoce ao trabalho ou aos estudos. Ter várias semanas dedicadas exclusivamente à recuperação é um luxo que acelera a cicatrização e reduz o stress.
Mulher jovem, usando um vestido branco leve, encostada no peitoril de uma janela da sala, onde está uma caneca rosa, lê um livro.
  • Roupas Leves e Conforto: o calor incentiva o uso de vestuário leve, solto e arejado. Isso é extremamente benéfico no pós-operatório, pois evita o atrito de tecidos mais justos e pesados sobre as incisões e áreas sensíveis. Vestidos, saias e camisetas largas são ideais para esconder curativos e cintas de compressão sem causar desconforto.
  • Facilidade para Manter a Higiene: o clima quente e a menor quantidade de roupas facilitam o acesso aos curativos e a realização de banhos, que devem ser rápidos e precisos. A sensação de “frescor” após um banho (respeitando todas as orientações médicas) também contribui para o bem-estar psicológico.
  • Disponibilidade do Acompanhante: assim como o paciente, familiares e amigos também costumam ter mais disponibilidade durante as férias de verão. Ter alguém para auxiliar nas tarefas domésticas, nos deslocamentos às consultas e no suporte emocional é inestimável nos primeiros dias críticos.
  • Benefício Psicológico Projetado: planejar a cirurgia para o verão permite que o paciente visualize sua nova forma corporal justamente quando estará mais à mostra. Essa perspectiva pode ser uma grande motivação para atravessar o período de recuperação inicial.

Cuidados Pós-Operatórios Indispensáveis no Verão

Os benefícios são atraentes com certeza, mas os cuidados devem ser redobrados para evitar complicações e ter um resultado satisfatório.

  1. Proteção Solar Rigorosa (a regra de ouro): este é o cuidado mais crítico. As cicatrizes recentes são extremamente vulneráveis aos raios UV. A exposição ao sol, sem proteção, pode causar hiperpigmentação, escurecendo a cicatriz de forma permanente e tornando-a muito mais visível. A regra é:
  • Proibida a exposição direta ao sol nas cicatrizes por, pelo menos, 6 meses a 1 ano;
  • Uso de protetor solar FPS 50+ (de amplo espectro UVA/UVB) nas cicatrizes, mesmo por baixo da roupa e em dias nublados;
  • Uso de barreiras físicas: chapéus de abas largas, roupas com proteção UV e viseiras são essenciais ao sair ao ar livre.
  1. Cuidado com o Calor e a Sudorese: o suor pode acumular-se sob a cinta compressora e nas incisões, aumentando o risco de irritação da pele e até de infecção.
  • Mantenha-se em ambientes frescos e arejados, preferencialmente com ar-condicionado.
  • Troque os curativos com a frequência indicada pelo cirurgião, especialmente se estiverem úmidos.
  • Seque a pele com suavidade, sem esfregar, se houver suor.
  1. Hidratação Intensiva: o calor leva a uma perda maior de líquidos por meio do suor. Uma hidratação abundante (água, água de coco) é essencial para ajudar o corpo a eliminar o edema (inchaço) e as toxinas remanescentes da anestesia, acelerando a recuperação.
  1. Mobilidade com Precaução: embora o repouso seja fundamental, caminhadas leves em ambientes internos e frescos são benéficas para a circulação. No entanto, estão proibidas atividades ao ar livre como praia, piscina, trilhas ou qualquer exercício físico intenso até a liberação médica. A imersão em água do mar ou piscina só é permitida após a completa cicatrização de todas as feridas, o que leva semanas.
Um dos cuidados que se deve ter após cirurgia plástica no verão é ter uma alimentação saudável. 
Na imagem, um prato colorido de alimentos saudáveis.
  1. Alimentação Leve e Saudável: o verão já convida a uma alimentação mais leve. Aproveite para ingerir frutas, legumes e proteínas magras. Evite alimentos muito salgados, que pioram o inchaço, e processados, que podem dificultar a cicatrização.

Realizar uma cirurgia plástica no verão pode ser uma estratégia inteligente, aproveitando o período de férias e o conforto das roupas leves para uma recuperação mais tranquila. No entanto, o sucesso dessa decisão está intrinsecamente ligado à disciplina do paciente em seguir à risca os cuidados com o sol, o calor e a hidratação. Com planejamento e responsabilidade, é possível atravessar o pós-operatório com segurança e chegar ao outono com os resultados desejados, prontos para serem exibidos.

Carlos Kuyven – Referência em Cirurgia Plástica em Porto Alegre     

Se você gostou do conteúdo, deixe seu  comentário para que possamos seguir compartilhando informações de qualidade e que vão te ajudar a saber quando é a hora certa de marcar a sua cirurgia plástica.  Entre em contato com a Clínica Dr. Carlos Kuyven e vamos conversar sobre realizar um procedimento estético. Somos referência em Cirurgia Plástica na grande Porto Alegre.

R. Gomes Jardim, 301 – 313 – MedPlex- Bairro Santana / Porto Alegre RS

Fones: (51) 3388.4686 / (51) 3388.4757 / (51) 9 9299.7401 

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br