Optar por uma cirurgia plástica no abdômen já é algo criterioso, que nos exige cuidado e reflexão. E, uma vez tomada a decisão, surgem outras dúvidas. O que é bastante compreensível. No caso deste tipo de procedimento, a questão é sobre qual seria o mais indicado: se a abdominoplastia ou se a miniabdominoplastia.
Não é necessário que fiquemos procurando a resposta a essa pergunta. Isso porque, cada paciente tem particularidades que serão analisadas no momento da anamnese junto ao cirurgião plástico escolhido. Entretanto, é possível tecer algumas considerações sobre suas diferenças e esclarecer alguns questionamentos a respeito dos dois procedimentos.
Abdominoplastia Completa
A abdominoplastia completa é um procedimento que tem por objetivo remover o excesso de gordura e de pele do abdômen, diminuindo a flacidez. O resultado é uma barriga mais lisa e dura. Também é possível remover estrias e cicatrizes que estejam presentes no local.
Costuma ser indicada para pessoas que já perderam muito peso, como no caso de quem fez dietas severas ou bariátricas, ou ainda para mulheres que, após a gestação, ficaram com a região da barriga muito flácida.
Como ocorre o procedimento?
Existem diferentes tipos de abdominoplastia. No caso de ser a abdominoplastia completa, o corte é feito de uma ponta a outra do quadril, por onde são retirados os excesso de gordura, tecidos e pele do local. Já outras formas de incisão dependerão do objetivo a ser definido na primeira consulta.
O procedimento é realizado sob anestesia peridural com sedação e leva em torno de 2 a 4 horas. Em relação aos tipos de suturas, elas são internas, com fios absorvíveis que não precisam ser retirados, e externas que, dependendo da situação, podem ser feitas com pontos removíveis, cola cirúrgica ou fitas adesivas. Além disso, geralmente é colocado um dreno para retirar sangue e outras secreções que são produzidas no pós-operatório da abdominoplastia.
O tempo de internação varia entre 24 e 48 horas para prevenir quaisquer tipos de complicações que possam ocorrer nos primeiros dias. No pós-operatório, é normal que a pessoa sinta dor ou desconforto no local da cirurgia e fique inchada. No entanto, são sintomas aliviados com as medicações prescritas pelo cirurgião e que tendem a melhorar com o tempo.
Miniabdominoplastia
A miniabdominoplastia, miniabdômen, microabdominoplastia ou minidermolipectomia é o procedimento recomendado para as pessoas que possuem um pequeno grau de flacidez muscular e pouca sobra de pele na região abdominal. Geralmente, isso é decorrente de fatores como envelhecimento, hereditariedade, gestações ou oscilações de peso.
Então, os que podem realizar uma miniabdominoplastia são aqueles que, apesar de estarem dentro do peso ideal, possuem pouca flacidez de pele na barriga, o que lhes causa desconforto em relação à sua aparência corporal.
Como é Realizado o Procedimento?
Ainda que semelhante à abdominoplastia tradicional, a miniabdominoplastia é um procedimento menos invasivo. A incisão (corte) realizada é menor e mais discreta; inclusive, nas mulheres, pode ser feita em cima de uma cicatriz de cesárea. Entre seus benefícios, além dos já citados, ela preserva o umbigo do paciente e permite seu retorno às atividades do dia a dia em um prazo menor do que o da técnica tradicional.
O procedimento inicia com a realização de uma anestesia peridural com sedação. A seguir, o cirurgião plástico faz a incisão no local por onde puxa e remove os excessos de pele e de gordura existentes. Posteriormente, são feitas as suturas e os curativos ou bandagens. Ainda, se necessário, é colocado um dreno para evitar o acúmulo de líquido durante o processo de cicatrização.
O tempo de duração do procedimento é em torno de 2 horas e a recuperação é mais tranquila para o paciente que ficará internado durante 24 horas sob observação médica. O tempo de recuperação tem duração média de duas semanas. O resultado final costuma aparecer entre 6 e 12 meses da miniabdominoplastia. Importante destacar, também, que a cirurgia pode ser feita em conjunto com outros procedimentos, como a lipoaspiração ou a lipoescultura, por exemplo.
O pós-operatório da miniabdominoplastia, assim como em qualquer outro tipo de cirurgia plástica, requer alguns cuidados importantes para que o resultado seja positivo e atenda às expectativas do paciente. Por isso, é indispensável que este siga à risca as recomendações recebidas de seu médico.