Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Desejo de Modificar o Nariz? Saiba como Isso é Possível.

Blog da Clínica Kuyven

Mulher apontando o nariz que foi remodelado.

Millôr Fernandes nos diz : “Entre o riso e a lágrima há apenas o nariz.” Dentre tantas possibilidades de interpretação, sua frase aponta o quanto a autoestima pode ser abalada por questões estéticas. Nesse caso, o protagonismo está com o nariz, órgão capaz de nos provocar contentamento ou descontentamento por meio de seu formato, tamanho e desenho.

Essa dualidade de sentimento em relação à estética nunca foi tão testada quanto no período em que se deu a pandemia de Covid-19. O fato de ficarmos em isolamento fez com que tivéssemos de adaptar nosso dia a dia a um novo formato de relacionamentos e atividades laborais. Passamos a utilizar com maior frequência os aparelhos tecnológicos como notebooks, celulares, tablets, entre outros. Ou seja, nossa face ficou exposta boa parte do dia e, nem sempre os detalhes do rosto nos agradaram.

Consequentemente, houve o aumento da procura por cirurgias plásticas faciais, especialmente para modificar o nariz, como a rinoplastia ou a rinomodelação. Um dado apontado pela pesquisa da Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica, aponta que o Brasil encontra-se em primeiro lugar na classificação mundial de cirurgias realizadas no rosto. A cirurgia plástica do nariz , especificamente, figura entre um dos cinco procedimentos cirúrgicos mais realizados em todo o mundo. No Brasil, de acordo com a pesquisa da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF) em 2020, este tipo de intervenção vem liderando o ranking.

Vale lembrar que a cirurgia plástica no nariz pode ser feita tanto por razões estéticas quanto de saúde. Dependendo de sua finalidade, altera forma, estrutura ou função do órgão. Entretanto, nem sempre há necessidade de realizar uma cirurgia mais invasiva, como a Rinoplastia. Este é o caso da Rinomodelação, um procedimento estético que altera sua forma e aparência, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

Corrigir Pequenos Defeitos? A Rinomodelação Pode Ajudar.

Também conhecida como Rinoplastia não cirúrgica, a Rinomodelação, é uma opção minimamente invasiva apenas para os pacientes que desejam corrigir pequenos defeitos estéticos do nariz, como o desejo de suavizar uma ponta nasal proeminente, preencher irregularidades ou corrigir assimetrias leves.

Médico analisando nariz de paciente após a rinomodelação.

Neste procedimento, são utilizadas algumas técnicas como o preenchimento com materiais injetáveis nas áreas específicas do nariz. Os mesmos incluem preenchedores dérmicos, que são temporários e gradualmente absorvidos pelo corpo, à base de ácido hialurônico. Também podem ser usadas outras substâncias, como a hidroxiapatita de cálcio, dependendo do caso.

O procedimento costuma ser realizado em consultórios médicos ou clínicas especializadas e, geralmente, não necessita de anestesia geral. Entre suas reações durante a recuperação, assim como em qualquer procedimento médico, pode provocar inchaço, vermelhidão, hematomas, sensibilidade, assimetria ou reações alérgicas aos materiais utilizados.

Quando a Rinoplastia é Indicada?

A cirurgia plástica tradicional do nariz, Rinoplastia Tradicional, envolve cortes (incisões) e remodelação dos ossos e cartilagens nasais. É um procedimento cirúrgico que altera a forma, o tamanho ou as proporções do nariz. Sua indicação principal é a correção de algum problema respiratório, como desvio de septo nasal, ainda que as razões estéticas costumam ser o objetivo de quem a busca. Aqui, vale destacar que num único procedimento se pode solucionar ambos os motivos.

Durante a cirurgia, são feitas incisões no interior do nariz ou na base do septo nasal, dependendo do caso. As modificações para atingir os resultados desejados podem envolver a remodelação do osso e da cartilagem nasal, a redução do tamanho do nariz, a alteração da forma da ponta nasal ou a correção de assimetrias.

Cirurgião fazendo a intervenção no nariz da paciente.

Após a cirurgia, é comum a recomendação do uso de uma tala ou gesso nasal por alguns dias, para auxiliar na recuperação e manter a nova forma do nariz. Geralmente, é necessário um período de repouso de uma a duas semanas, o que vai depender de cada paciente. Os hematomas e o inchaço também são reações normais nas primeiras semanas, gradualmente diminuem ao longo do tempo.

Existem diferentes técnicas de Rinoplastia: a aberta e a fechada. Na primeira, é feito um corte na columela, a pele que fica entre as narinas, o que permite um melhor acesso às estruturas internas do nariz. Já na segunda, são feitas incisões apenas no interior do nariz, sem deixar marcas externas.

O tipo de cirurgia que será realizada é algo que, naturalmente, vai ser discutido com o cirurgião plástico durante a primeira consulta. Ele saberá indicar o procedimento mais adequado ao seu caso, se a Rinomodelação ou a Rinoplastia. Para isso, levará em consideração não só sua anatomia nasal, suas necessidades e seus desejos estéticos, mas também a possibilidade de realização das modificações desejadas.

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br