Quem não gostaria de ter o bumbum dos sonhos? É fato que, independente de sexo, todos já pensamos em algum momento modificar uma parte do corpo, ou até mais de uma, que não nos agrada.
No caso das mulheres, a busca por cirurgias que valorizem os seios é grande. E, dentre elas, o implante de próteses de silicone é um dos procedimentos mais realizados no Brasil. Porém, não são apenas as mamas que estão ganhando a atenção feminina. Também cresce a procura por gluteoplastia, procedimento cirúrgico moderno e atual que valoriza a região dos glúteos.
A região glútea é uma das áreas mais valorizadas no corpo tanto de mulheres quanto de homens. Todos querem ter um bumbum bem modelado e harmônico. Especialmente no Brasil, essa é uma região que ganha bastante destaque. No entanto, nem todos têm uma genética favorável que, naturalmente, torna os glúteos atraentes e bonitos. Além disso, fatores como perda de peso, gravidade ou ação do tempo também prejudicam essa região.
Sendo assim, hoje já podemos contar com dois procedimentos para conseguir o bumbum dos sonhos. Uma das alternativas é a inserção de próteses de glúteos – a gluteoplastia; a outra é a lipoenxertia. Também é possível fazer uma combinação entre as duas.
O Que É Gluteoplastia?
Gluteoplastia de aumento é a cirurgia que proporciona o aumento dos glúteos com pouca projeção, disformes ou pequenos. Esse procedimento insere próteses de silicone na região glútea a fim de corrigir assimetrias, aumentar o tamanho e volume, corrigir a flacidez e melhorar a forma, os contornos e a projeção. Em outras palavras, remodela e define melhor o bumbum.
Existem diferentes tipos e formatos de próteses de glúteos. Para decidir qual a mais adequada, o médico fará uma cuidadosa avaliação do paciente, considerando suas expectativas e sua estrutura corporal. Para conseguir um efeito mais natural, a prótese de silicone é colocada entre os músculos glúteos máximo e médio.
Os Dois Tipos de Próteses de Glúteos
Os dois tipos de próteses de glúteos autorizadas pela ANVISA são as redondas e as ovais. Ambas são produzidas com gel coesivo. Quanto à textura elas podem ser lisas ou texturizadas. Os tamanhos variam de 240 a 600 ml. Atualmente, são mais seguras, resistentes e raramente ocorre vazamento. Em relação à durabilidade do implante no bumbum, ela é eterna. Não há necessidade de troca.
- Prótese Redonda – utilizada em pessoas de baixa estatura e com nádegas mais curtas que querem ganhar maior volume e um formato mais arredondado para o bumbum, deixando-o mais empinado.
- Prótese Oval: utilizada em pessoas com nádegas longas ou que pretendem obter a aparência de bumbum musculoso. São indicadas para preencher o glúteo por inteiro, especialmente nas laterais. Este tipo de prótese confere um efeito mais natural e uma projeção mais reduzida.
Como é Realizada a Gluteoplastia ?
A gluteoplastia inicia-se com o paciente anestesiado e sob sedação. A anestesia pode ser peridural ou raquidiana. O tempo estimado do procedimento é de 1 hora e meia a três horas. A incisão será feita entre os glúteos, por onde serão inseridas as próteses de silicone, em ambos os lados, dentro do músculo maior.
Feitas as suturas externas, elas permanecerão por 1 ou 2 semanas. Já as internas são absorvidas pelo próprio organismo. A cicatriz da gluteoplastia fica no início do sulco entre os glúteos e tem cerca de 5 cm. Utiliza-se uma malha compressiva depois da cirurgia plástica por dois meses.
O resultado começa a ser percebido logo após a realização do procedimento e, a partir do terceiro mês, quando diminuem os inchaços é que o “novo bumbum” começa a se definir. O resultado final se dará a partir do sexto mês.
A volta às atividades do dia a dia ocorre entre 2 e 4 semanas, mas os exercícios físicos só devem ser retomados em aproximadamente 2 meses.
Quais os Cuidados que se Deve Ter no Pós-Operatório?
Os cuidados pós-operatórios indicados pelo cirurgião plástico costumam ser:
- Não sentar por, pelo menos, duas semanas;
- Fazer repouso moderado;
- Fazer leves caminhadas;
- Dormir e descansar de bruços;
- Evitar movimentos bruscos;
- Não realizar exercícios físicos durante os 30 primeiros dias;
- Usar a roupa de compressão indicada pelo cirurgião;
- Fazer a higiene adequada do local da incisão;
- Usar os analgésicos recomendados;
- Fazer sessões de drenagem linfática assim que receber a liberação médica.
Vale destacar que para que o resultado do procedimento saia conforme o desejado, além dos cuidados que o paciente deve ter consigo mesmo, durante o pós-operatório, é imprescindível que a escolha do cirurgião plástico seja criteriosa. Ser vinculado aos Conselhos Federal e Regional de Medicina e ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é indispensável.